O Portal da Arte Brasileira

Filme “Leitura Galopante” estreia on-line em 21 de novembro

0 8

Inicialmente idealizado como um projeto contínuo e presencial de incentivo à leitura para as crianças da ilha de Paquetá, o “Leitura Galopante” dá a partida dia 21 de novembro ampliando seu alcance. Adaptado à pandemia, estreia em formato híbrido, no filme de 45 minutos que mistura contação de história e teatro mambembe.

Ancorado na narração (feita pela personagem Livramento) de textos originais de Conceição Campos sobre a vida e a obra de grandes escritores brasileiros, o projeto lança seu primeiro módulo fazendo homenagem mais que oportuna à Ruth Rocha – a escritora que mais vendeu  livros infantis no país e que, em plena atividade, acaba de completar 90 anos de idade. 

O filme foi gravado na Casa José Bonifácio, em  Paquetá. Dirigido por Fábio Enriquez e com trilha sonora original do bandolinista e compositor Pedro Amorim, o filme conta também com músicos da Orquestra Jovem Paquetá tocando ao  vivo em algumas cenas. O resultado poderá ser visto a partir do dia 21 de novembro, às 17h,  no canal Livramento Conta no Youtube.

Post Patrocinado

O conto original de Conceição Campos é narrado por Livramento – personagem que traz um  livro na cabeça e a certeza de que ler liberta. Conduzindo a charrete da leitura junto com seu parceiro Colofão – raça rara de cavalo-leitor –, Livramento conta histórias delicadas e divertidas da vida e da obra da escritora brasileira Ruth Rocha. Para construir o conto, a autora e atriz Conceição Campos mescla episódios da vida de Ruth com referências a alguns de seus livros e personagens inesquecíveis. Além de se debruçar sobre a obra da homenageada, sua pesquisa se alicerça também em biografia e entrevistas dadas pela escritora ao longo de sua carreira. 

Foto: César Camboim.

Serviço

Filme “Leitura Galopante”. Estreia: 21/11. Domingo, 17h. Ingressos: Grátis. Classificação: Livre.

Conversa com Tião Rocha. Data: 22/11. Segunda, 19h. Ingressos: Grátis. Classificação: Livre.

YouTube: Canal Livramento Conta.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X