O Portal da Arte Brasileira

Festival “Sarau Viva Nordeste” homenageia a cultura nordestina

0 12

Já que a pandemia do coronavírus impôs um Carnaval diferente, é hora de buscar opções alternativas, que permitam entrar no clima festivo de forma segura – em casa, sem aglomerações. Esta é a proposta do “Sarau Viva Nordeste – 2ª edição”, um festival virtual de homenagem à cultura nordestina, que tem como convidados artistas sediados em São Paulo, especialmente na cidade de Campinas. O evento, que começou no dia 4 de fevereiro, segue com atrações semanais gratuitas até o mês de março, e reservou apresentações especiais para os dias de Carnaval, com  transmissões ao vivo pelo canal do Sarau no YouTube e Facebook.

Na quinta-feira (11), às 19h30, acontece a “Roda de Conversa: Baque Virado – O maracatu da Mestra Joana” com o Grupo Baque Mulher. Nascido em 2008 no Recife, como um grupo de maracatu, o Baque Mulher transformou-se num movimento de empoderamento feminino, formado por mulheres. Sua fundadora, Mestra Joana Cavalcante, é a primeira mestra de uma nação de maracatu de baque virado. A filial do Baque Mulher em Campinas nasceu em 2014, quando batuqueiras que já tinham contato com Mestra Joana se juntaram ao grupo campineiro Maracatucá. No bate-papo, representantes do grupo falam de sua atuação e da disseminação do ritmo cultural do maracatu.

Na sexta-feira (12), às 19h30, o Grupo Acabocaria apresenta a Palestra Espetáculo: “Carnaval no Nordeste em São Paulo”. Os artistas condensam a tradição das manifestações populares na formação de rabecas e percussões, em vozes masculinas e vozes femininas. Fundado por Rafa da Rabeca e Maria Rosa, Acabocaria junta repertório autoral e da tradição popular, passeando por diversos ritmos, como, ciranda, forró, xote, xaxado, samba matuto e arrasta-pé.

Post Patrocinado

O primeiro “Grande Sarau” desta edição acontece no sábado (13), a partir das 14h, reunindo vários artistas, com o tema ‘Folias de Carnaval’. Laura Tomé, contadora de histórias, atriz e arte educadora, é focada no resgate da memória popular brasileira. Em 2019, publicou seu primeiro livro infantil em cordel, e está à frente do canal Desnorteio, no Youtube. O Grupo Camaleoa Teatro traz as atrizes Tânia Guinatti e Marta Jardim numa performance cênica, “Catirina e Chico: Carnaval na Pandemia”, com personagens marcantes do carnaval nordestino, como do Bumba Meu Boi. O músico e poeta  Rafa da Rabeca apresenta um percurso de poesias autorais de carnaval pernambucano,  cantando frevos, maracatus e marchinhas, ao som da rabeca e recitando cordel sobre as brincadeiras e os elementos que compõem a festa mais popular do Brasil. O elenco do “Grande Sarau” se completa com a pesquisadora da MPB, intérprete e cavaquinhista campineira Ilcéi Mirian, que se apresenta com repertório dedicado a músicas de Carnaval.

A folia carnavalesca segue na semana seguinte com o “Sarau Aperitivo: Bailinho de Máscaras: meninada em folia”, na quinta-feira (18),  às 19h30, com a dupla de artistas brincantes Elaine Alves e Dani Almeida, num espetáculo lúdico, permeado pelo universo da literatura de cordel, cantigas da tradição oral e jogos brincantes.

Na sexta (19), o Cordel Cantante, grupo que leva poesia de cordel e músicas autorais de forma alegre e democrática, com teatro, música, dança e contação de histórias, faz uma apresentação às 19h30, com a palestra espetáculo “Retalhos de Carnaval”.

Toda programação do Sarau Viva Nordeste – 2ª edição é gratuita e aberta, com transmissão pelo Youtube e Facebook. A exceção são as oficinas culturais – que precisam de inscrição prévia – também gratuitas. As próximas oficinas são: “Capas de cordéis”, “Encontro do cordel com a xilogravura”  e “Música Nordestina”, todas com acompanhamento de intérprete em libras, e uma oficina de encerramento, de construção de bonecos com sucata. As inscrições podem ser feitas direto pelo site do sarau.

Foto: Fabiana Ribeiro.

Serviço

Data: Até 27/3/21.

Inscrições e programação: www.sarauvivanordeste.com.br.

YouTube: Canal Sarau Viva Nordeste.

Facebook: Sarau Viva Nordeste.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X