O Portal da Arte Brasileira

Festival Ópera na Tela acontece no Parque Lage até 24 de novembro

0 8

O Festival Ópera na Tela volta ao Parque Lage, no Rio de Janeiro, em sua sexta edição. Até 24 de novembro, o jardim do palacete criado por Henrique Lage para sua mulher, a cantora lírica Gabriela Besanzoni, recebe uma tenda montada a céu aberto para a projeção, em tela gigante, de uma programação inédita no país.

Fazem parte de programação 11 récitas europeias, uma Gala do Teatro Alla Scala de Milao com cantores consagrados e, pela primeira vez, um balé: “O Corcunda de Notre Dame”, da Ópera de Paris, com a famosa coreografia do Roland Petit. Após as projeções ao ar livre, os filmes serão programados em vários cinemas do país ao longo do primeiro semestre de 2022, entre eles, o Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte (MG).

Um dos destaques dessa edição do Ópera na Tela é a récita “O Palácio Encantado”, de Luigi Rossi. Encenada pela primeira vez em 1642, em Roma, ficou esquecida durante 380 anos na biblioteca do Vaticano, e foi redescoberta pelo maestro Leonardo Garcia Alarcon. Agora, em plena pandemia, e sem público, nova encenação foi criada pela Ópera de Dijon e será exibida no festival. Participaram 16 solistas, coros duplo e triplo com seis e 12 vozes e dezenas de bailarinos.

Post Patrocinado

A noite de gala “A Rivedere le Stelle”, do Teatro Alla Scala de Milao, também se sobressai na programação. Por não ter conseguido realizar sua tradicional noite de celebração de Saint-Ambroise por conta da pandemia, o superintendente francês da instituição, Dominique Meyer, criou uma gala de portas fechadas que foi transmitida ao vivo pela televisão pública italiana, a Rai 1, e a Rádio 3, e depois captada pela Arte, na França e na Alemanha.

Outra novidade desta edição é a exibição do balé “O Corcunda de Notre Dame”, do renomado coreógrafo Roland Petit, inspirado no romance homônimo de Victor Hugo e com música de Maurice Jarre. No décimo aniversário da morte de Petit, a Ópera de Paris presta homenagem ao profissional a partir do trabalho de Luigi Bonino, seu assistente e amigo.

Mais uma vez, pelo sexto ano consecutivo, será oferecida uma Masterclass, com objetivo proporcionar a cantores líricos e músicos profissionais brasileiros a oportunidade de aprimorar suas habilidades com o cantor e professor Raphaël Sikorski.

Serviço

Local: Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro.

Data: Até 24/11.

Link para programação: www.operanatela.com.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X