O Portal da Arte Brasileira

“Festival Niterói em Cena” apresenta espetáculos regionais, nacionais e internacionais

0 29

Com atrações plurais que traçam um panorama do teatro contemporâneo, o “Festival Niterói em Cena” é realizado há 12 anos no município fluminense, com uma seleção de espetáculos regionais, nacionais e internacionais de grupos consagrados e iniciantes. Devido à pandemia, o evento chegou à sua 13ª edição em formato virtual, com primeira etapa realizada em dezembro. A segunda etapa, com atrações internacionais e nacionais, será realizada de 18 a 24 de fevereiro, com 16 montagens para adultos e crianças da Alemanha, Nigéria, Moçambique, País Basco, Espanha, Itália e do Brasil, que serão transmitidas pelo Zoom com ingressos gratuitos e possibilidade de contribuições voluntárias.

Na abertura do evento, haverá um encontro com o diretor Gerald Thomas, que falará sobre sua trajetória, novos projetos e o teatro atual. O evento contará também com atividades formativas, como oficinas ministradas por Moacir Chaves, Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, e Simone Kalil, entre outras ações.

A seleção de espetáculos desta etapa foi feita pelos curadores Cleiton Echeveste, Djalma Thürler e Tairone Vale. Serão oferecidas duas mostras. A “Mostra Teatro em Casa” vai reunir 12 espetáculos ao vivo ou gravados que poderão ser vistos pelo Zoom ou pelo canal do YouTube do Festival. Entre as atrações, estão as peças “Kate’s Tales” (Itália), “Kolofu” (Nigéria) e “Todos os Sonhos do Mundo” (São Paulo).

Post Patrocinado

A “Mostra Niterói” contará com a exibição de quatro espetáculos do município no Youtube. Para assistir às montagens no Zoom, o espectador deve retirar os ingressos no site do festival. Depois das apresentações, haverá 30 minutos de debate com a equipe criativa dos espetáculos.

O 13º Niterói em Cena também conta com uma série de atividades formativas durante a semana. Serão realizadas três oficinas: com os diretores Moacir Chaves (“Teatro online: reflexão e prática”) e Chico Pelúcio (Conversas com novos grupos e artistas sobre organização e sobrevivência artística) e com a atriz e professora Simone Kalil (“Teatro Para Curiosos – O Nordeste de Suassuna pelo viés do Movimento Armorial”). Haverá quatro mesas de debates: mesa de abertura com o diretor Gerald Thomas; e outras três com os temas “Artes e ativismo cultural: ferramentas da luta antirracista da abolição aos dias atuais”, com mediação de João Luiz de Souza (o João do Corujão); “Como tornar o Teatro Acessível”, e “Internacionalização do teatro”. As inscrições podem ser feitas pelo site do festival e, quem não conseguir vaga, poderá assistir ao vivo pelo canal do Youtube Niterói em Cena.

Foto: Nínguem dos Campos.

Serviço

Datas: 18 a 24/2/21.

Ingressos: Grátis. (Contribuição voluntária).

Informações e retirada de ingressos: www.niteroiemcena.com.br.

YouTube: Canal Niterói em Cena.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X