O Portal da Arte Brasileira

Festival Internacional Sesc de Circo acontece on-line de 28 de agosto a 4 de setembro

0 14

O Circos – Festival Internacional Sesc de Circo chega à sua sexta edição, entre 28 de agosto e 4 de setembro de 2021, de forma totalmente on-line, com criações inéditas, além de uma série de atividades formativas para todos os públicos.

A programação tem onze espetáculos, sendo que quatro deles são estreias mundiais e outros três apresentados pela primeira vez de forma virtual. São mais de duas dezenas de atrações ao vivo, entre espetáculos transmitidos a partir de unidades do Sesc – SP e outras mais de 50 atividades gravadas, além de inúmeras ações formativas e encontros entre profissionais de várias partes do mundo. Todas as exibições acontecem a partir do YouTube do Sesc SP em dias e horários disponíveis a partir de 19 de agosto no site Circos Sesc Sp.

Entre os espetáculos, são quatro estreias mundiais: “Circo Misterium”, da cia. Barracão Teatro, em uma apresentação de palhaços que discute a finitude e a eterna continuidade da vida; “CircomUns”, do Circo e Teatro Palombar, que investiga a imagem de pessoas anônimas relacionando-as a uma “estética periférica”; “La Trattoria”, do grupo Los Circo Los, com a história da inauguração de um restaurante; e “Retumbantes”, com Livia Nestrovski, Lívia Mattos, Tomás Oliveira e Rafé, espetáculo-show que promove o encontro do circo com a música e as artes visuais.

Post Patrocinado

Além disso, alguns espetáculos, como “A Caravana do Tempo”, do Unidos do Swing, “Bloom – Caminhos e Encontros”, da Cia La Mala, e “Ela – Em todos os lugares”, da Troupe Guezá, são apresentados pela primeira vez de forma virtual.

Se numa ponta há ineditismo em montagens estreadas neste Circos de 2021, há também “Exceções à Gravidade”, obra apresentada há quase 40 anos no mundo inteiro pelo americano Avner Eisenberg – aclamado como um dos mais importantes palhaços de todos os tempos. Sempre arrancando gargalhadas do público, Eisenberg diverte a plateia em números de malabares, ilusionismo e palhaçaria, questiona o que é perder e ganhar com números engraçados, como engolir uma quantidade inacreditável de guardanapos ou equilibrar uma pena muito comprida em seu nariz.

Integram a programação ainda: “Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro”, do coletivo Prot{agô}nistas – tema de documentário exibido durante a programação; “Cachimônia”, da Cia Artinerant’s, que agora fecha a trilogia iniciada com os espetáculos “Vizinhos” (2014) e “Balbúrdia” (2017), que estarão disponíveis on demand durante o Festival; e “Circo Charanga”, o mais recente espetáculo da Cia. LaMínima.

Ainda faz parte do Circos 2021 uma série de cursos e oficinas a distância para crianças e adolescentes e para todos os tipos de público – parte pode ser acompanhada nas redes sociais do Sesc-SP, parte precisa de inscrições para participação. Também serão oferecidos oficinas e cursos para ensinar desde números circenses até técnicas de áudio e vídeo para melhorar a transmissão de apresentações, passando por maquiagem artística e exercícios de preparação corporal.

Foto: Ricardo Avellar.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 28/8 a 4/9.

Site: www.circos.sescsp.org.br.

YouTube: Canal Sesc SP.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X