O Portal da Arte Brasileira

“Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro” acontece on-line a partir de 17 de março

0 38

O “Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro”, o Curta Cinema, comemora 30 anos com uma edição especial realizada totalmente on-line de 17 a 24 de março. Uma seleção de 108 curtas – 20 no Panorama Carioca, 32 no Panorama Latino-americano, 27 no Panorama 30 Anos – Miragem, 21 na Mostra Origens e 8 na Mostra Premiados de 2020 – serão exibidos através da plataforma Festhome TV e ficarão disponíveis por 24 horas. O festival é gratuito.

O Curta Cinema começou em março de 1991 com o sonho de estabelecer um espaço de contato e de trocas entre os apaixonados por cinema e a exibição de curtas-metragens, que estavam ganhando cada vez mais espaço no meio cinematográfico. O projeto nasceu da luta para restabelecer o apoio à cultura, que tinha se pedido na época.

A programação desta edição comemorativa é composta por quatro mostras e um programa educativo direcionado a alunos da rede de ensino médio e fundamental, já tradicional ao longo da história do Curta Cinema.

Post Patrocinado

Um dos principais destaques do “Panorama Carioca” é o documentário inédito “Ar”, de Beth Formaggini, que traz a visão da cineasta, internada com Covid-19, em uma cama de hospital. A mostra mantém a sua tradição como uma das principais vitrines do cinema independente feito no Estado do Rio de Janeiro.

Já o “Panorama Latino-americano” traz uma novidade nesta edição. A seleção dos filmes foi feita em parceria com nove importantes festivais latino-americanos, por intermédio da Red Iberofest. De forma colaborativa, os festivais Cortópolis (Argentina), Bogoshorts (Colômbia), Iberofest (Colômbia), Cinelebu (Chile), Shorts México (México), GIFF (México), CinefestPy (Paraguai), MUTA Festival Internacional de Apropiación Audiovisual (Peru) e Festival de Cine Nuevo Detour (Uruguai) selecionaram os mais significativos filmes latino-americanos de 2019/20. O resultado é uma curadoria inédita, múltipla e bem diferente dos anos anteriores.

A “Mostra Panorama 30 Anos – Miragem” reúne uma seleção de curtas exibidos nas três décadas do Festival Curta Cinema, criado em 1991. Os seis programas da mostra, realizada pela jornalista e curadora convidada Lais Rodrigues, trazem filmes de diferentes gerações de diretores que nos proporcionam percepções sobre o mundo e propõem reflexões sobre a produção de narrativas.

Na “Mostra Origens”, a intenção é trazer curtas-metragens sobre a cultura indígena do ponto de vista dos próprios índios. Com curadoria colaborativa entre o cineasta Takumã Kuikuro e artistas indígenas, a Mostra traz uma seleção de filmes experimentais e outros mais produzidos realizados pelos povos nativos e originários do Brasil. O resultado final é um amálgama de propostas estéticas e abordagens muito distintas entre si, que evidencia a riqueza cultural do audiovisual produzida nas tribos brasileiras.

E a “Mostra Premiados de 2020” exibe os curtas vencedores das mostras competitivas nacional e internacional que participaram da primeira parte da 30a edição do Festival Curta Cinema, realizada também online entre 20 a 28 de novembro do ano passado.

Na segunda parte do Festival, haverá ainda atividades paralelas, como “Laboratório de Projetos de Curta Metragem”, que contempla jovens cineastas com a possibilidade de realização de seus curtas, “Oficina de Documentário”, ministrada por Beth Formaggini, “Oficina Decibéis: as fronteiras entre os curtas-metragens e os videoclipes”, com Duda Leite, palestras, masterclasses e o “Laboratório de Ideias”, espaço virtual de discussão e criação para o desenvolvimento de roteiros de curtas-metragens. Os consultores Paulo Lins e Sylvia Palma conduzirão o debate.

Para esta edição comemorativa, o “Festival Curta Cinema” reformulou a tradicional Sessões Escolas no Programa Educativo e preparou quatro programas temáticos: renovação e reciclagem, imaginação criativa, família e afeto e inclusão. Cada programa é composto por dois filmes que são apresentados e contextualizados por um educador especialista na área. Os filmes ficarão disponíveis por seis meses no Youtube Sala de Leitura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço

Plataforma Festhome TV.

Datas: 17 a 24/3/21.

Site: https://curtacinema.com.br/home/

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X