O Portal da Arte Brasileira

Festival de Inverno de Petrópolis acontece de 14 a 19 de setembro

0 8

A Dellarte promove, de 14 a 19 de setembro, de terça a domingo, o tradicional Festival de Inverno de Petrópolis. Este ano, numa nova versão híbrida, apresentará concertos presenciais e também online.

Serão seis dias repletos de música de alta qualidade. Todos os eventos serão gratuitos e precedidos de comentários, visando o melhor aproveitamento dos espetáculos. O Festival acontece há 20 anos. Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” está presente também nesta edição, tendo como madrinha a comunicadora Rosemarie Borde. A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos para instituições carentes. Toda a programação do Festival de Inverno de Petrópolis é gratuita. Pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível nos locais de espetáculos.

Este ano, o Instituto Dellarte fez uma importante parceria com a UCP (Universidade Católica de Petrópolis) que cederá seus magníficos espaços para receber o Festival.

Post Patrocinado

O Concerto Inaugural, na terça-feira, dia 14, às 19h30, terá transmissão ao vivo, direto do Salão Nobre da UCP e com portas abertas ao público, apresentando a Orquestra-Escola Petrópolis, sob regência do Maestro Marcelo Vizani com um programa que inclui Bach, Corelli, Mozart, Vivaldi, Cesar Franck e Pachelbel.

O Festival vai oferecer, também, na Capela da UCP, sempre às 20h, mais quatro concertos presenciais de Música Clássica. Nesta edição, a Dellarte deu atenção especial aos conjuntos de cordas e, para isto, convidou os mais representativos grupos do gênero. A programação é um panorama para os Quartetos de Cordas, a forma mais tradicional do repertório camerístico, existente desde o século XVIII. A abertura será na quarta-feira, dia 15, às 20h, com o Quarteto Atlas, composto por Ricardo Amado e Carlos Mendes no violino, José Ricardo Taboada na viola e Ricardo Santoro no violoncelo. No programa, obras de Gnattali, Villa-Lobos e Beethoven.

No dia seguinte, quinta-feira, 16, às 20h, a soprano Maria Gerk revelação do canto lírico e recém-vencedora do Concurso Maria Callas, organizado pela Cia. Ópera São Paulo, apresenta canções brasileiras, espanholas e árias de ópera, acompanhada pelo violonista Pedro Brandão.

Sexta-feira, dia 17, às 20h, será a vez do Quarteto Suassuna, composto dos músicos Andreia Carizzi e Luiz Felipe Ferreira nos violinos, Samuel Passos na viola e Glenda Carvalho no violoncelo, com obras de Shostacovich e Beethoven.

Fechando a programação clássica, no sábado, dia 18, às 20h, o Quarteto Bosisio, com Paulo Bosisio e Carlos Mendes nos violinos, Dhyan Toffolo na viola e Marcelo Salles no violoncelo, mostrará um repertório que abrange Schubert e Mozart.

Já o Salão Nobre da UCP receberá dos dias 15 a 18, quarta a sábado, a partir das 18h30, artistas locais, mostrando a riqueza musical da Serra Fluminense, com apresentações presenciais e gratuitas de nomes que merecem atenção, como Vinnytz, Gustavo Tibi, Lala Valone, Sanny Oliver, Gabriel Silva, Gargamel, Duo Tocata, Rodrigo D’Ávila Trio, Felipe Depoli Trio,  Duo Mano a Mano, Luka Marques e saudade, trazendo gêneros como mpb, chorinho, jazz, rock e folk.

No Online YouTube Dellarte, o público poderá assistir diariamente, a partir das 19h30, além do Concerto Inaugural ao vivo, shows pré-gravados de nomes como Guinga, Moyseis Marques, Marcos Sacramento, Alfredo Del Peno, Chico Brown, Luísa Lacerda, Julia Vargas, Marina Isis e Juliana Linhares, com suingues que vão da MPB ao jazz. As apresentações serão precedidas por uma entrevista com os músicos a cargo do jornalista Rodrigo Alzuguir. A curadoria é de Pedro Miranda. O conteúdo continuará disponível para visualização após o festival.

Todos os dias, às 10h, oficinas educativas pré-gravadas direcionadas para as crianças trarão temas como introdução ao canto, Abayomi, acessórios indígenas, percussão, como se tocar ciranda, fuxico, entre outras, com artistas conceituados.

No último dia do Festival de Inverno, domingo, dia 19, entre 15h e 17h, o Open Air vai dominar as icônicas escadas da Câmara Municipal de Petrópolis e receber artistas da serra com shows ao livre da banda Tokaia e Gui Valença. Já o Salão Nobre da UCP vai receber em seguida, a partir das 19h30, a  Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresentando “As Quatro Estações” de Vivaldi para a Cerimônia de Encerramento, também com presença do público e entrada franca.

Serviço

Locais: UCP (Universidade Católica de Petrópolis) – Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis.

Câmara Municipal de Petrópolis – Palácio Amarelo – Rua Visconde de Mauá, 89 – Centro – Petrópolis.

Datas: 14 a 19/9.

Ingressos: Grátis, com doação de 1 kg de alimento não perecível.

YouTube: Canal Dellarte Soluções.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X