O Portal da Arte Brasileira

“Festival de Dramaturgia: Jornadas Heroicas Possíveis” acontece em abril

0 28

O “Festival de Dramaturgia: Jornadas Heroicas Possíveis” será realizado nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de abril de forma gratuita pelo YouTube. Idealizado pelo Núcleo de Pesquisa Drama Seis e com produção da Romã Atômica, a proposta do evento é ampliar a discussão sobre dramaturgia e tem como proposta de interface a obra “O Herói de Mil Faces”, de Joseph Campbell. A obra serviu para novos autores criarem textos com abordagens que desafiavam a estrutura estabelecida da “Jornada do Herói”.

A programação inclui uma mostra audiovisual, sempre às 18h30, em formato online de seis dramaturgias de textos curtos. Foram selecionadas pelo edital: “Pra Santo Comer”, de Rafael Cristiano; “Cicatriz Anciã”, de Denizart Fazio; “Kalunga”, de Monalisa Silva; “Cachorro de Rua”, de Lucas Venturin; “O Empréstimo”, de Danilo Dal Lago; e “Body.Exe”, de Roberto Simão.

 Já as aulas abertas ocorrem às 19h30 com artistas convidados que discutirão o próprio trabalho em fricção com alguns aspectos presentes na “Jornada do Herói”. Os convidados e os títulos das aulas são: Silvia Gomez (“Heroína Cósmica com Cheiro de Sundown”); Daniel Veiga (“A Telenovela e a Jornada Melodramática”); Cláudia Barral (“Uma Leitura Psicanalítica de Campbell Na Contemporaneidade: A Jornada de uma Dramaturga”); Jé Oliveira (“Narrativas Anti-Heroicas: Farinha com Açúcar e Racionais MC’s”); Janaína Leite (“Autobiografia como Despossessão”); e Matteo Bonfitto (“Dispositivos Dramatúrgicos e Heroicidades Aporéticas”). 

Post Patrocinado

Uma revista virtual será lançada no dia 29 de abril e vai compilar tudo o que foi realizado no festival: as seis dramaturgias selecionadas, com textos críticos correspondentes (elaborados pelos integrantes do Drama Seis: Breno Rosa-Gomes, Bruna Varga, Elenice Zerneri, Lara Duarte, Rafael Arruda e Thais Ribeiro), imagens e ficha técnica dos materiais audiovisuais e, por último, textos dos artistas convidados já citados, que abordarão sínteses de suas aulas. 

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 13 a 22/4/21. Terças, quartas e quintas, 19h.

Programação: https://festivaldedramaturgia.com.br/.

YouTube: Canal Drama Seis.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X