O Portal da Arte Brasileira

Festival “Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 olhares” acontece a partir de 22 de abril

0 7

Terceira parte de uma retrospectiva que começou em 2001 e seguiu em 2011, “Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 olhares” resgata parte significativa da filmografia nacional da última década que contou com uma produção múltipla. O festival acontece de 22 a 30 de abril, e é totalmente gratuito. Serão exibidos, ao todo, 75 filmes (43 longas e 28 curtas) e 10 debates, disponíveis na plataforma Belas Artes à la carte.

Além dos curtas e longas, o festival contará com debates gravados entre os curadores e curadoras de cada segmento e mais dois especialistas nos temas, que discorrerão sobre as obras e o conceito trazido pelo curador para rever a década.

Com idealização do curador Eduardo Valente, a mostra, reflete sobre as linhas de força presentes na produção nacional dos últimos dez anos, permitindo muitas vezes ao atentar para o que veio antes, talvez, conseguir também olhar para um futuro. Fazem parte da programação longas como “Martírio”, de Vincent Carelli; “A vizinhança do tigre”, de Affonso Uchôa; “Arábia”, de Affonso Uchôa e João Dumans; “Inferninho”, de Guto Parente e Pedro Diógenes; “A cidade é uma só”, de Adirley Queirós; e “Meu nome é Bagdá”, de Caru Alves de Souza. Além dos curtas, “Dona Sônia Pede Uma Arma Para Seu Vizinho Alcides”, de Gabriel Martins; “Morde & Assopra”, de Stanley Albano; “Filme para um poeta cego”, Gustavo Vinagre; “Chico”, dos Irmãos Carvalho; entre outros.

Post Patrocinado

Dividido em eixos temáticos, o evento apresenta um painel da produção cinematográfica que, nesta edição, conta com a escolha de 10 curadores e curadoras que propuseram recortes distintos, trazendo cada um e cada uma o seu próprio olhar.

Foto: Rui Pocas.

Serviço

Disponível on-line.

Datas: 22 a 30/4/21.

Link de acesso: www.10olhares.com.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X