O Portal da Arte Brasileira

FAMA Campo apresenta instalação “Área de Propriedade” de Carlito Carvalhosa

0 17

Durante uma viagem pelo pantanal mato-grossense, em meio às imensas áreas de inundação sem qualquer cerca que as delimitassem, o artista Carlito Carvalhosa pensou o quanto somos habituados a ver o campo definido pelas cercas que dividem pastos, propriedades e áreas em geral. A partir da reflexão, ele deu origem ao site specific Área de Propriedade (2020), instalação que agora ocupa 195 metros de extensão da FAMA Campo – extensão da FAMA Museu – Fábrica de Arte Marcos Amaro -, situada em Mairinque, no interior de São Paulo. O público poderá conhecer a obra por meio de visita virtual no dia 21 de fevereiro, às 19h, no canal do museu no YouTube.

Concebida para a FAMA Campo, a instalação de Carlito busca tornar visível o que passa despercebido aos olhos cotidianos e questionar a relação entre a imagem e a função daquilo que nos cerca. Aos olhos do artista, a paisagem sem limites era algo novo, mas evidentemente o estado original da paisagem.

Área de Propriedade é composta por uma cerca de mais de 8 metros de altura, com fio situado a cerca de 2,5 metros do chão. Paradoxalmente, a obra divide visualmente o espaço do Museu, mas não impede que pessoas ou mesmo animais atravessem a cerca. Tão imponente quanto incapaz.

Post Patrocinado

Criada em 2019 para receber exposições a céu aberto, a FAMA Campo é um espaço onde artistas podem experimentar o conflito entre suas técnicas e, principalmente materiais, dentro da imprevisibilidade da natureza.

Foto: Camila Jan.

Serviço

Visita virtual: 21/2/21. Domingo, 19h.

YouTube: Fama Museu.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X