[Exposição – RJ] Sesc leva exposição com relíquias de Padre Cícero ao Teresópolis Shopping

[Exposição – RJ] Sesc leva exposição com relíquias de Padre Cícero ao Teresópolis Shopping

O Sesc RJ leva ao Teresópolis Shopping, a partir de quarta-feira, 29 de maio, a exposição “Meio Ambiente e Religiosidade”, cujo destaque são pertences de Padre Cícero (1844-1934), o líder religioso nascido no Crato (CE) que teve enorme influência social e política no sertão cearense e em todo o Nordeste. Engajado defensor da causa ambiental, esteve à frente do seu tempo ao antecipar, ainda no século 19, princípios da preservação dos recursos naturais consolidados nos dias de hoje. A mostra será aberta com show de forró do Trio Chililique, às 19h, com entrada grátis.

Dez mandamentos ecológicos de Padre Cícero estão estampados em camisas expostas na parede. Criados na virada dos séculos 19 e 20, foram adotados em 2010 pelo Greenpeace. Eles abordam a agricultura e a pecuária sustentáveis, com dicas para o manejo correto de florestas, a preservação do solo, o represamento de rios, o respeito aos animais, entre outros preceitos não só válidos, mas necessários até os dias de hoje.

Entre as peças, estão cartas, documentos pessoais, utensílios domésticos, roupas e móveis. Os itens foram adquiridos pelo jornalista e curador da mostra Marcelo Fraga da professora e historiadora Fátima Meneses, herdeira dos pertences do religioso. A lista inclui título de eleitor, caderneta de anotações sobre bens que comprava e/ou revendia, atestado de óbito da mãe, bilhete da época da Revolução Cearense (1914) e um contra-cartão de boas festas.

Serviço

Local: Teresópolis Shopping – Rua Edmundo Bittencourt, 101, Várzea – Teresópolis – Rio de Janeiro.

Visitação: 29/5 a 26/7. Segunda a domingo, 10h às 20h.

Ingressos: Grátis.

Sem comentários

Insira um Comentário