[Exposição – RJ] Pinturas e desenhos de Esther Moreira são tema de mostra no Centro Cultural Correios

[Exposição – RJ] Pinturas e desenhos de Esther Moreira são tema de mostra no Centro Cultural Correios

Pinturas e desenhos de Esther Moreira são tema de exposição no Centro Cultural Correios a partir de 21 de junho. Na mostra “Esther Moreira: memória”  serão exibidas 9 pinturas de grandes formatos, além de 19 desenhos produzidos em Londres durante a década de 1990. Com curadoria de Marcelo Frazão, a exposição é uma homenagem póstuma à artista carioca, falecida em 2015.

A obra de Esther Moreira foi elogiada pelo prestigiado jornal inglês The Independent,  que comparou  suas pinturas ao universo do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Sobre o trabalho da artista, o The Independent  publicou: “se Gabriel García Márquez fosse um pintor, ele provavelmente pintaria estas obsedantes (atormentadoras) imagens de metamorfose espiritual, nestes exatos verdes amazonenses e dourados desérticos”.

Sobre sua inspiração,  Esther  afirmava “me interesso pelas cavernas da alma onde figuras primitivas e animais ainda têm sua morada, onde antigos e esquecidos rituais continuam a ser  perpetrados – paisagens internas com que temos contato via de regra apenas pelos sonhos, compulsões, obsessões e fantasias”. 

A artista dizia que suas pinturas refletiam o interesse “por aquilo que nos faz pulsar, pelo que nos leva a agir como agimos e por aquilo que nos faz ser como somos. Aquilo que ainda existe de primitivo em nós”.  

Serviço

Local: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro.

Período expositivo: 21/6 a 4/8. Terça à domingo, 12h à 19h. 

Ingressos: Grátis.

Sem comentários

Insira um Comentário