[Exposição – RJ] Mostra “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” é exibida a partir de 12 de outubro no CCBB

[Exposição – RJ] Mostra “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” é exibida a partir de 12 de outubro no CCBB

A mostra “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” ganha exibição a partir de 12 de outubro no CCBB. A exposição reúne 140 peças entre esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e múmias, vindas do Museu Egípcio de Turim, que possui o segundo maior acervo egípcio do mundo.

A exibição é dividida em três seções: vida, religião e eternidade, que ilustram o cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias. Cada seção apresenta um tipo particular de artefato arqueológico, contextualizado por meio de coloração e iluminação projetadas para provocar efeitos perceptuais.

Aspectos da historiografia geral do Egito Antigo serão apresentados de forma didática e interativa, por meio de esculturas, pinturas, amuletos, objetos cotidianos, objetos litúrgicos e ostracons (fragmento de cerâmica ou pedra usados para escrever mensagens oficiais). Também fazem parte da mostra um Livro dos Mortos em papiro, sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia.

Foto: Estatueta representando o Ba de Iuefentahat. Procedência desconhecida, Período Tardio (664-332 a.C.). Madeira, pintura, a. 17 cm. Museo Egizio

Serviço

Local: CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro.

Período expositivo: 12/10 a 27/01/2020. Quarta a segunda, 9h às 21h.

Ingressos: Grátis.

Sem comentários

Insira um Comentário