[Exposição – RJ] Mostra “Claudia Andujar – A luta Yanomami” começa em 20 de julho no IMS

[Exposição – RJ] Mostra “Claudia Andujar – A luta Yanomami” começa em 20 de julho no IMS

A mostra “Claudia Andujar – A luta Yanomami” será inaugurada no IMS Rio no dia 20 de julho. A curadoria é de Thyago Nogueira. A exposição reúne centenas de fotografias, desenhos, uma instalação audiovisual, além de livros e documentos que traçam um panorama da dedicação de Andujar aos Yanomami. Na abertura haverá uma conversa no auditório do IMS Rio com Claudia Andujar, o líder indígena Davi Kopenawa Yanomami e o curador.

A seleção é resultado de pesquisa inédita, de muitos anos, no acervo de mais de 40 mil imagens de Andujar, realizada por Nogueira, coordenador da área de fotografia contemporânea do IMS.
A mostra é dividida em duas partes. A primeira apresenta a fase inicial de sua carreira, com fotografias produzidas entre 1971 e 1977, na região do Catrimani, em Roraima. Andujar acompanhou as atividades diárias na floresta e na maloca, os rituais xamânicos e retratou os indivíduos

A segunda parte da exposição concentra-se no contato brutal dos indígenas com a civilização branca e na luta empreendida por Andujar para proteger o povo que adotara como família. Entre os anos 1970 e 1980, os investimentos na Amazônia feitos pelo governo militar deixaram um rastro de doenças, violência e poluição, que aniquilou comunidades indígenas inteiras.

Serviço

Local: IMS Rio – Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea – Rio de Janeiro.

Período expositivo: 20/7 a 10/11. Terça a domingo e feriados (exceto segundas), 11h às 20h.

Ingressos: Grátis.

Sem comentários

Insira um Comentário