[Exposição – RJ] Caixa Cultural apresenta mostra “Diáspora”, de Josafá Neves, a partir de 22 de outubro

[Exposição – RJ] Caixa Cultural apresenta mostra “Diáspora”, de Josafá Neves, a partir de 22 de outubro

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra “Diáspora”, do artista brasilense Josafá Neves a partir de 22 de outubro. Sob curadoria de Bené Fonteles, a exposição reúne gravuras e esculturas de ícones da cultura afro-brasileira, do patrimônio imaterial e de símbolos da religiosidade de matriz africana. Na exposição, pelo olhar poético do artista, o visitante terá a oportunidade de conhecer sobre a influência dos povos negros que ajudaram a dar forma à cultura brasileira.

A palavra “diáspora” vem do grego “dia”, “à parte, separado”; “sopra”, disseminar sementes para que elas cresçam. No sentido contemporâneo, significa “dispersão”, retirada de povos de seu local de origem. A Diáspora Africana do artista plástico Josafá Neves é assumida, conforme a acepção de Nei Lopes, como o rico patrimônio cultural construído pelos descendentes de africanos no Brasil. Esta visão provocou o artista a criar um grande conjunto de obras, o qual batizou de “ícones da Diáspora Negra no Brasil”.

Neste percurso pela afirmação do negro e de sua existência mais profunda, o artista apresenta ainda séries de pinturas em óleo sobre tela e pastel de personalidades fundantes da cultura nacional, como Pixinguinha, Milton Santos, Clementina de Jesus, Cartola, Elza Soares, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Nelson Sargento, Itamar Assumpção, dentre alguns outros. São retratos que fazem alusão à ancestralidade e aos mistérios desde os tempos da escravidão até os dias de hoje.

Serviço

Local: Caixa Cultural – Avenida Alm. Barroso, 25 – Centro – Rio de Janeiro.

Período expositivo: 22/10 a 22/12. Terça a domingo, 10h às 21h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Sem comentários

Insira um Comentário