[Exposição] “Reconciliações”, individual de Gretta Sarfaty, tem início dia 1 de dezembro no IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil

[Exposição] “Reconciliações”, individual de Gretta Sarfaty, tem início dia 1 de dezembro no IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil

Intimidade familiar, trivialidades e reconexão após um longo período de afastamento. É deste enredo que nasce a produção recente da artista greco-brasileira Gretta Sarfaty. Ela extrai da banalidade dos dias uma perspectiva existencial de continuidade, reflete sobre sua origem e sobre o lugar que ocupa no seio familiar. O desfecho da história pode ser visto na exposição “Reconciliações”, individual que a artista exibe a partir de 1 de dezembro, no IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, com realização de Luli Hunt.

Após mais de três décadas fora do Brasil – período em que Gretta viveu entre Nova York e Londres – o resgate familiar revela a intimidade de um convívio marcado por encontros e turbulências, principalmente na relação da artista com sua mãe. Do mergulho no passado, Sarfaty emergiu com séries de fotos antigas de sua família – principalmente as que registram a mãe -, como numa tentativa de lidar com suas próprias cicatrizes.

“Nesses trabalhos emergem o afeto, expressão relevante e substantiva de sua poética atual”, pontua Fábio Magalhães, curador da mostra.  É a forma que artista encontrou para ressignificar suas memórias, ideia recorrente na série Mãe Impersonificação (2019), que traz registros de gerações em volta da mesa, e Reconciliações (2019), conjunto homônimo à mostra, que traz imagens fotografadas no dia a dia, retiradas do esquecimento e da brevidade do cotidiano. Fotografias retrabalhadas pelo artista no computador e transportadas para tela com acréscimos de pintura, grafismos e colagens.

Serviço

Local: IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil – Rua Bento Freitas, 306, Vila Buarque – São Paulo.

Abertura: 1/12. Domingo,  14h às 17h.

Período expositivo: 1/12 a 24/1/2020.

Ingressos: Grátis.

Informações: http://www.iabsp.org.br/

Sem comentários

Insira um Comentário