Tem início no sábado, dia 27 de abril, a “Ocupação Gregori Warchavchik”, 44ª exposição desta série no Itaú Cultural. A São Paulo dos anos 30, que ingressava no modernismo arquitetônico pelas mãos do  homenageado, poderá ser amplamente contemplada pelo público que visitar a mosta. A curadoria é dos núcleos de Artes Visuais e de Enciclopédia, do instituto, com cocuradoria de Silvia Prado Segall e projeto expográfico de Juliana Prado Godoy.

Entre 1927 e 1928, o arquiteto projetou e construiu para viver aquela que foi considerada a primeira casa moderna do país, na rua Santa Cruz, bairro Vila Mariana. Já na rua Berta, ele ergueu a residência, também modernista, do célebre pintor e escultor modernista Lasar Segall. Hoje transformada no Museu Lasar Segall, ela abriga parte da “Ocupação Gregori Warchavchik em uma parceria entre as duas instituições.

No Itaú Cultural, o visitante conhece a trajetória profissional e a obra do arquiteto reconhecido pelo jornal O Globo da época como “revolucionário de moradias”, e se aproxima do movimento modernista em que ele circulava em São Paulo – entre intelectuais e artistas como Mario e Oswald de Andrade, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall. A exposição apresenta projetos, fotos, audiovisuais atuais e da época, artigos, recortes de jornais e material de pesquisa.

O público revê, em fotografias, projetos e desenhos, casas construídas por ele – hoje desfiguradas ou já inexistentes – e prédios ainda em pé, uns conservados, outros não, que passam despercebidos por quem desconhece a obra do arquiteto. Depoimentos gravados em audiovisual de outros profissionais da arquitetura, como Aracy Amaral, embalam e contextualizam o período e a produção de Warchavchik.

Serviço

Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo.

Visitação: 27/4 a 23/6. Terças a sextas, 9h às 20h (permanência até as 20h30). Sábados, domingos e feriados, 11h às 20h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Informações: (11) 2168-1777.

Compartilhe!