[Exposição] Mostra coletiva na Pina Estação reúne obras que remontam ficções sobre origem do mundo

[Exposição] Mostra coletiva na Pina Estação reúne obras que remontam ficções sobre origem do mundo

Obras experimentais de Antonio Dias, Carmela Gross, Lothar Baumgarten, Solange Pessoa e Tunga sugerem narrativas cosmogônicas 

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a exposição “Invenção de Origem”, no quarto andar da Pina Estação. Com curadoria do Núcleo de Pesquisa e Crítica da Pinacoteca e sob coordenação geral de José Augusto Ribeiro, curador do museu, a coletiva toma como ponto de partida o filme The Origin of the Night: Amazon Cosmos (1973-77), do artista alemão Lothar Baumgarten, raramente exibida, e a apresenta ao lado de uma seleção de obras de quatro artistas brasileiros – Antonio Dias, Carmela Gross, Solange Pessoa e Tunga. Em comum, os trabalhos selecionados aludem a tempos e ações primordiais que teriam c0ntribuído para as narrativas sobre a origem da vida.

A partir das questões apresentadas no filme, a pesquisa curatorial centrou-se num recorte bastante específico da produção brasileira, que compreende cerca de 40 trabalhos de cinco artistas, incluindo vídeo, pintura, escultura etc., produzidos desde a década de 1970 até hoje.

A seleção leva em conta experimentações de linguagem e de material que se convertem, ao mesmo tempo, em imagens e objetos com aspectos imemoriais, sugestivos de gestos fundantes; inserindo o observador numa espécie de sistema de produção ou de comunicação de ideias ainda em formação.

Serviço

Curadoria: José Augusto Ribeiro.

Artistas Participantes: Antonio Dias, Carmela Gross, Lothar Baumgarten, Solange Pessoa e Tunga.

Visitação: Até 11/2/19. Quarta a segunda, 10h às 17h30.

Local: Pina Estação: Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo.

Ingressos: Grátis.

Sem comentários

Insira um Comentário