A Exposição “A Arte de Elifas Andreato na Música Brasileira” será apresentada no Museu Afro Brasil a partir de 20 de agosto. Com curadoria de Emanoel Araújo, a mostra faz uma retrospectiva das séries de obras iconográficas de uma das principais referências da música brasileira.  A exposição reúne retratos de artistas como Pixinguinha, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Cartola, Gilberto Gil, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Tim Maia, Milton Nascimento, Criolo, João Bosco, entre outros. A seleção incluiu originais (alguns deles nunca antes expostos) e algumas reproduções, como o cartaz para os 50 anos da Semana de Arte Moderna.

Promovido pelo Instituto Elifas Andreato, o evento de abertura reunirá Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Emanoel Araujo, Anna Setton, Ilú Obá de Min, Janaína Marquesini, Rappin Hood e o próprio Elifas Andreato, em bate-papo aberto ao público. Dono de uma intensa produção construída ao longo dos últimos 50 anos, Andreato refletiu em suas obras questões como o engajamento por mais acesso à cultura e à educação, à construção da cidadania e à mais ampla defesa dos diretos humanos.

Trabalhos fundamentais como Batuque na Cozinha (1972, nanquim em papel, serigrafia, 30cm x 30cm), imagem marcante de um dos momentos mais gloriosos de Martinho da Vila, e Nervos de Aço (1973, acrílica sobre tela, 40cm X 70cm), inesquecível retrato de Paulinho da Viola, dividem espaço com obras como Espiral de Ilusão (2017, acrílica sobre tela, 1m X 1m) e Canto do Vento (2019, acrílica sobre tela, 30cm X 30cm) feitos, respectivamente, para Criolo e Fabiana Cozza, revelando um Elifas muito atual, inquieto, sempre curioso e aberto a novas experimentações.

Serviço

Local: Museu Afro Brasil – Parque do Ibirapuera, Portão 10 – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera – São Paulo.

Período expositivo: 20/8 a 5/10. Terça a domingo, 10h às 17h.

Ingressos: Grátis.

Informações: (11) 3320-8900.

Compartilhe!