[Exposição] “Kurt Klagsbrunn: faces da cultura, retratos de um tempo” tem início no Centro Cultural Fiesp dia 28 de agosto

[Exposição] “Kurt Klagsbrunn: faces da cultura, retratos de um tempo” tem início no Centro Cultural Fiesp dia 28 de agosto

A mostra “Kurt Klagsbrunn: faces da cultura, retratos de um tempo” tem início no Centro Cultural Fiesp dia 28 de agosto. Os registros do olhar atento do fotógrafo austríaco têm curadoria de Helouise Costa e Joaquim Marçal Andrade. Nas imagens, personalidades que contribuíram para a ampliação do circuito artístico e cultural das capitais paulista e carioca durante as décadas de 1940 e 1950. A mostra fica em cartaz, com entrada gratuita, até dia 15 de dezembro.

Segundo os curadores, a exposição visa divulgar a trajetória e a produção de um fotógrafo austríaco que chegou no Brasil como refugiado, em 1939, que ainda é pouco conhecido e foi responsável pelo registro de personalidades atuantes no período do pós-guerra. Os 84 retratos em preto e branco revelam personalidades hoje consideradas fundamentais para a história da arte e cultura nacionais, como Assis Chateaubriand, Cecília Meirelles e Oscar Niemeyer, além de outras que acabaram esquecidas, apesar da relevância conquistada naqueles tempos.

Muitos dos cliques inéditos foram feitos em eventos sociais, ateliês e exposições, evidenciando a existência de redes ativas e organizadas de artistas e intelectuais em um momento de grande repressão às artes. “Não se trata de promover o culto à personalidade, mas de tentar compreender as múltiplas ramificações e entrecruzamentos dos círculos culturais e artísticos da época”, afirmam Helouise e Joaquim.

Serviço

Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista – São Paulo.

Período expositivo: 28/8 a 15/12. Terça a sábado, 10h às 22h. Domingos, 10h às 20h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Sem comentários

Insira um Comentário