[Exposição] Galeria Nara Roesler São Paulo apresenta a mostra “Superfícies”, de Vik Muniz, a partir de 24 de outubro

[Exposição] Galeria Nara Roesler São Paulo apresenta a mostra “Superfícies”, de Vik Muniz, a partir de 24 de outubro

A Galeria Nara Roesler São Paulo apresenta a mostra “Superfícies”, terceira individual de Vik Muniz na galeria, a partir de 24 de outubro. A exposição é composta por uma série inédita de trabalhos, todos únicos e produzidos em 2019. Ao mudar-se para os Estados Unidos em 1983 e ver de perto obras que conhecia somente através de reproduções, Vik Muniz percebeu a enorme diferença que há entre interagir fisicamente e analisar a arte através de réplicas. Estes dois modos distintos de vivenciar as produções artísticas pautaram o trabalho realizado pelo artista ao longo das três décadas de sua carreira.

Através de sua obra o artista convida o espectador a desbravar territórios ambíguos, repletos de dualidades: entre imagem e sua contrapartida física, entre mente e matéria, percepção e fenômeno. Este “exercício metafísico”, segundo o artista, desafia nossos sentidos e nossa percepção a traçar novos caminhos através de uma realidade em constante mudança, obrigando-nos a reconhecer a fragilidade de nossas certezas.

A necessidade constante de reconfiguração da realidade decorrente do advento das novas mídias é aproveitada por Vik Muniz para romper os paradigmas que tradicionalmente polarizaram a pintura e a fotografia, resgatando a relação entre o material e o pictórico presente em sua produção desde o início de sua carreira – em uma de suas primeiras séries, Best of Life, o artista desenhava fotografias famosas a partir de sua própria memória para então fotografar os desenhos e exibir as imagens resultantes.

Serviço

Local: Galeria Nara Roesler São Paulo – Avenida Europa, 655 – Jardim Europa – São Paulo.

Período expositivo: 24/10 a 30/01/2020. Segunda à sexta, 10h às 19h. Sábados, 11h às 15h.

Ingressos: Grátis.

Sem comentários

Insira um Comentário