[Exposição] Galeria Jaqueline Martins receberá a mostra “Hudinilson Jr”, individual do artista paulistano, a partir do sábado, 1 de junho

[Exposição] Galeria Jaqueline Martins receberá a mostra “Hudinilson Jr”, individual do artista paulistano, a partir do sábado, 1 de junho

A Galeria Jaqueline Martins receberá a mostra “Hudinilson Jr”, individual do artista paulistano, a partir do sábado, 1 de junho. A curadoria é da própria galerista Jaqueline Martins. A ideia é reproduzir de maneira simbólica, a casa e o ambiente de trabalho do artista, além de trazer à luz um pouco mais sobre o universo de Hudinilson Jr e mostrar suas outras facetas ainda pouco exploradas. Serão exibidas, por exemplo, pinturas criadas na década de 1970, e trabalhos de conteúdo psicanalítico, que abordam temáticas variadas em um mesmo plano: anatomia animal e humana, arte clássica, naturezas mortas, erotismo e sexualidade.

A exposição apresenta ainda uma seleção inédita de painéis de xerox, trabalhos em que o artista, a partir da produção de imagens do próprio corpo, ampliava e fragmentada as pranchas de xerox obtidas, produzindo fragmentos abstratos que retomam seu sentido apenas quando reunidos num mesmo painel. Junto a este grupo, a exposição traz ao público uma série de obras tridimensionais composta por colagens, esculturas e roupas utilizadas pelo artista, além de documentos, cartas que trocava com amigos, arte-postal e entrevistas que embasam a importância de Hudinilson Jr como um dos pioneiros da arte-xerox no Brasil.

Um dos mais importantes artistas brasileiros de sua geração, influenciando toda a cena artística brasileira, não só através de sua produção individual entre as décadas de 70 e 2000 mas, principalmente, por seu papel ativo como personalidade catalisadora de coletivos e exposições experimentais, Hudinilson interessou-se pela xerografia, técnica que se tornou ao longo dos anos sua preferida – tanto por questões praticas quanto conceituais – entre 1977 e 1978.

Seu trabalho integra importantes coleções, como: MoMA (Nova York, EUA), Museu Reina Sofia (Madrid, Espanha), Migros Museum (Zurique, Suiça), MAGA Museo d’Arte (Gallarate, Itália), MALBA (Buenos Aires, Argentina), MASP (São Paulo, Brasil), Pinacoteca do Estado (São Paulo, Brasil) e o Museu de Arte Contemporânea da USP (São Paulo, Brasil).

Serviço

Local: Galeria Jaqueline Martins – Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 443 – Vila Buarque – São Paulo.

Período expositivo: 1/6 a 6/9. Terça a sexta, 10h às 19h. Sábado, 12h às 17h.

Informações: (11) 2628-1943.

Sem comentários

Insira um Comentário