O Portal da Arte Brasileira

Exposição “Fantoches da meia-noite” entra em cartaz na Casa Mário de Andrade em 8 de julho

0 6

A exposição “Fantoches da meia-noite – A modernidade que sai das sombras” estará em cartaz na Casa Mário de Andrade. A partir do dia 8 de julho, quinta-feira, a mostra estará em exibição de quarta a sábado, das 11h às 16h.

A exposição focaliza uma das criações mais representativas do processo de instauração do movimento modernista no Brasil: o raríssimo álbum de gravuras “Fantoches da meia-noite”, de Di Cavalcanti, publicado em 1922 pela Editora Monteiro Lobato e Cia.

Estarão expostas as 16 pranchas que integram o exemplar do acervo da Casa Guilherme de Almeida, colorido à mão por seu autor. Trata-se, portanto, de exemplar único, que pertenceu ao amigo e companheiro de Di Cavalcanti no movimento modernista, Guilherme de Almeida.

Post Patrocinado

A mostra relembra, por meio de referências, o histórico dessa obra, cujos originais foram expostos em novembro de 1921, na Casa Editora O Livro, em São Paulo. Di Cavalcanti relata, em sua autobiografia, que no local da exposição ocorreu o encontro entre Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade, Guilherme de Almeida e Graça Aranha, que propunha realizar “conferências, exposições e concertos” a fim de reunir cariocas e paulistas em torno do movimento modernista. Essa proposta resultou na Semana de Arte Moderna de 1922.

Serviço

Local: Casa Mario de Andrade – Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda, São Paulo. 

Visitação: A partir de 8/7. Quarta a sábado, 11h às 16h.

Link para agendamento: https://poiesis.education1.com.br/publico/agendamento/f457c545a9ded88f18ecee47145a72c0

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X