[Exposição] Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA) realiza ampla mostra com obras icônicas de Arthur Bispo do Rosário e de Louise Bourgeois

[Exposição] Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA) realiza ampla mostra com obras icônicas de Arthur Bispo do Rosário e de Louise Bourgeois

Uma seleção icônica dos trabalhos de Arthur Bispo do Rosário e de Louise Bourgeois, dois dos nomes mais importantes da História da Arte, estarão em exposição, a partir de 7 de setembro, na Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), em Itu. A curadoria é de Ricardo Resende. A mostra é composta por 50 obras do sergipano Bispo e 17 da parisiense Louise, inéditas no Brasil. No dia da abertura, a FAMA também promove um circuito de palestras com especialistas em arte contemporânea e inaugura exposições individuais de José Spaniol, Samuel de Saboia, Pola Fernandez e Iza Figueiredo.

As exibições criam um diálogo entre a subjetividade e as matérias-primas que coexistem nas obras dos dois artistas. Louise Bourgeois usou seus traumas e memórias para problematizar temas caros ao corpo feminino, como identidade, angústia e anseio por liberdade em suportes variados. Na FAMA, ocupam uma sala expositiva toda a escultura de tapeçaria Femme (2004), que costurou à mão, e as 16 pinturas que compõem a suíte Do Not Abandon Me (2009-2010). Esta, em parceria com a artista britânica Tracey Emin, retrata cenas e pensamentos íntimos e cheios de polêmica, seja de grávidas, seja de mulheres que beijam, habitam e até se enforcam em falos eretos. Já Femme é uma boneca sem cabeça nem membros que possui apenas curvas e um buraco no fim do torso – das mais valiosas obras do acervo da FAMA, que conta também com exemplares de Aleijadinho e Tunga.

No espaço expositivo vizinho, trabalhos de Bispo do Rosário pendem entre a loucura e a genialidade. São obras criadas na Colônia Juliano Moreira, um dos maiores pólos manicomiais do Brasil, onde Bispo, diagosticado esquizofrênico, viveu por 50 anos. Séries tipológicas de objetos cotidianos (que intitulava “vitrines”) organizam o mundo ao modo do artista. Além de pertences envoltos de azul, que Bispo mumificava com a linha dos uniformes do hospício, que desfiava delicadamente.

Serviço

Local: FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro – Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu – São Paulo.

Abertura: 7/9. Sábado, 12h às 17h.

O museu disponibiliza transporte gratuito para o público da cidade de São Paulo. O ônibus sai às 10h da Alameda Franca, 1.050, nos Jardins, com destino a Itu, e retorna às 17h. As inscrições podem ser feitas pelo site www.famamuseu.org.

Período expositivo: 9/9 a 2/9/2020. Segunda a sexta, 11h às 19h. Sábado, 11h às 15h.

Informações: www.famamuseu.org.

Sem comentários

Insira um Comentário