
De 5 a 27 de outubro, o Instituto Cervantes convida a escultora Mary Carmen Matias para expor suas mais recentes obras na exposição denominada Similes. A mostra reúne 15 esculturas inéditas, produzidas pela artista recentemente. Impulsionada pelo desafio de imprimir suavidade e leveza ao domar a dureza do metal e da pedra, a escultora ressalta a poesia que existe nesta transformação, e encontra novos significados nesses diálogos que se estabelecem com o entrosamento entre os materiais.
A artista lança mão de curvas para criar movimentos suaves. Em algumas obras representa duas formas que se integram. Por suas linhas, em outras, o mármore e o metal convivem e apesar das diferenças se integram em grande harmonia. A artista tira partido dessas diferenças e surpreende pelo efeito da comparação e complementaridade.
No seu conjunto as obras transmitem suavidade e apoio. Segundo Mary Carmen, “não há a ideia de mais ou menos forte, mas sim a complementação. Um material sem o outro perde o significado”. Desta ideia surge o título da mostra, Símiles, que remete à comparação. Surgem, assim, obras como Geminados, Abraço, Entrosamento, Libertação e Sustentação.

-
Instituto Cervantes – Av. Paulista, 2439 – Cerqueira César, São Paulo
+ Ver mapa -
05/10/2018 a 27/09/2018
-
Diariamente das 9h às 21h
-
Gratuito.
-
Térreo