O Portal da Arte Brasileira

Exposição “Di Cavalcanti, Muralista” inaugura em 2 de junho, no Instituto Tomie Ohtake

0 21

A exposição inédita organizada pelo Instituto Tomie Ohtake e em cartaz de 2 de junho a 17 de outubro, tem curadoria de Ivo Mesquita e busca enfatizar a produção de murais e painéis de Di Cavalcanti, dedicada à gente brasileira, como toda a sua obra.

A brasilidade moderna de Di Cavalcanti está impressa nos 23 trabalhos dispostos em ordem cronológica “de 1925 a 1950” e “de 1950 a 1976”, nos quais pode-se perceber como vai sendo construída a sua figuração, as estratégias no implante das composições, as elaborações formais da sua plástica para essa arte.

A mostra, patrocinada pelo Bradesco, traz os painéis “ProBel Trabalhadores” (óleo sobre tela, 1955) e “Brasil em 4 fases” (óleo sobre tela, 1965) e mais 19 pinturas (óleo sobre tela) em grandes dimensões que aludem à mesma técnica e temas utilizados pelo artista para a composição de murais e painéis. Entre as pinturas exibidas estão “Serenata e Devaneio”, ambas de 1927, que preconizaram o primeiro mural modernista brasileiro, criado por Di em 1929 para o Teatro João Caetano, o díptico “Samba e Carnaval”, representado na mostra por duas reproduções em vinil na mesma escala. Para que o público possa identificar essa produção, quase impossível de ser transportada, a exposição conta com uma linha do tempo que recupera datas e locais em que as peças foram instaladas.

Post Patrocinado

Serviço

Local: Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros – São Paulo.

Visitação: 2/6 a 17/10. Terça a domingo, 12h às 17h.

Ingressos: Grátis.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X