[Exposição] De 18 de junho a 25 de agosto, Sesc Ipiranga receberá a mostra “Ounje – Alimento dos Orixás”

[Exposição] De 18 de junho a 25 de agosto, Sesc Ipiranga receberá a mostra “Ounje – Alimento dos Orixás”

Entre os dias 18 de junho e 25 de agosto, o Sesc Ipiranga receberá a exposição “Ounje – Alimento dos Orixás”.  A mostra faz uma imersão artística na cultura africana a partir da culinária dos terreiros das religiões afro-brasileiras, em especial do candomblé. Com grupo curatorial composto por Adriana Aragão, Ana Celia Santos, Ayrson Heráclito, Beatriz Coelho, Bel Coelho, Maria Lago e Patrícia Durães, a exposição propõe um percurso estético sensorial, elaborado a partir do encontro de linguagens artísticas. A entrada é gratuita.

Durante a visita o espectador é convidado a conhecer e reconhecer memórias e ancestralidades inspiradas pelo Candomblé, suas formas de representar as manifestações da natureza e a história da humanidade. O percurso artístico é construído de forma simbólica a partir do alimento que integra a comunidade em torno do ato de comer e possibilita o movimento ritual.

A exposição é composta de três blocos: terreiro artístico, salas expositivas e área externa. O terreiro artístico, localizado no galpão, constitui-se das instalações dos artistas Rodrigo Bueno e Dalton Paula ao redor de uma cozinha. As salas expositivas estão divididas em outros três espaços. O primeiro deles recebe a exibição de cinco vídeo instalações de Ayrson Heráclito e a obra Amalá: territórios de justiça, proteção e poesia, de Luiz Marcelo. O terceiro espaço é dividido em duas salas. A primeira exibe vídeos de Dalton Paula e Thiago Sant´Ana, cujos trabalhos imergem nas tensões e representações das identidades afro-brasileiras, a segunda traz o curta-metragem Ifá, de Léo França realizado com a comunidade Ilê Axé Opô Aganju em Salvador.

Serviço

Local: Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo.

Visitação: 19/6 a 25/8. Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, 10h às 21h30. Domingos e feriados, 10h às 18h30.

Ingressos: Grátis.

Informações: (11) 3340-2000.

Sem comentários

Insira um Comentário