O Portal da Arte Brasileira

Exposição “Darwin: Origens & Evolução” chega ao Centro Cultural Fiesp em 7 de julho

0 44

Depois da passagem pelo Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 2019, a mostra “Darwin: Origens & Evolução”, que celebrou os 210 anos do nascimento de Charles Darwin, chega agora a São Paulo no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp. A exposição apresenta a trajetória do biólogo inglês, contextualizando o processo para elaboração da teoria da evolução das espécies, entre os dias 7 de julho a 30 de dezembro de 2021.

A mostra, que recebeu mais de 30 mil visitantes em dois meses na edição carioca, conta com 332 peças, atividades interativas presenciais, coleções biológicas – animais taxidermizados, crânios, fósseis; gravuras históricas e textos críticos. A exposição revela o modus operandi de Darwin, que manteve uma comunicação direta com muitos outros cientistas, chegando assim à teoria da evolução. Para fazer uma visita, é necessário realizar agendamento prévio de ingressos gratuitamente pelo sistema Meu Sesi.

Dividida em quatro núcleos (“A ciência antes de Darwin”; “Um novo tempo”; “A jornada do Beagle” e “A origem das espécies”), “Darwin: Origens & Evolução” apresenta diferentes elementos de uma das mais importantes teorias do pensamento moderno e pretende ser uma expedição investigativa em que se mesclam uma aula de ciências, a interatividade e a descoberta. Explora uma jornada de perguntas, hipóteses e evidências que pavimentaram o caminho e culminam no que hoje conhecemos como a teoria da evolução das espécies.

Post Patrocinado

O projeto conta também com uma edição virtual gratuita, inaugurada em fevereiro de 2021, que, no contexto da pandemia, visa ampliar o acesso dos conteúdos do projeto para todo país. No site da mostra, o público vai poder descobrir mais sobre diferentes raças de cachorros, através de um jogo de memória digital inspirado no interesse de Darwin pela variação das plantas e animais domesticados através de milhares de anos. Vai brincar de acertar quais frutas são nativas do Brasil e quais não são, além de poder polinizar plantas e vivenciar uma experiência estética interativa diferente por obras de arte contemporâneas.

O site é acessível e conta com vídeos em libras, áudioguia e áudio descrição. Todos estes conteúdos poderão ser acessados a partir do espaço expositivo com QR codes espalhados na galeria do Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp.

Serviço

Local: Centro Cultural Fiesp – Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César, São Paulo, SP.

Visitação: 7/7 a 30/12. Quartas a domingos, 13h às 20h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Link para agendamento: www.sesisp.org.br/eventos

Mostra on-line: www.mostradarwin.com.br

Site: www.centroculturalfiesp.com.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X