O Cultura Inglesa Festival reunirá produções de artes visuais em três galerias do Centro Brasileiro Britânico, de 25 de maio a 16 de junho, com entrada gratuita. Entre instalações artísticas, cerâmicas e obras interativas, as três exposições selecionadas investigam processos de mudanças e exploram a relação entre legados do passado e a contemporaneidade. A curadoria é de Fábio Cypriano, Cláudia Marchetti, Julio Landmann, Marcelo Araújo e Martin Grossman.

A exposição Tudo é Dissimulado retrata a investigação do artista David Magila, que tem como foco principal lançar um olhar mais atento às paisagens da vida cotidiana e lugares inóspitos que carregam uma “arquitetura largada”, transformada pelo tempo, e no possível desejo de conectar uma parcela dos legados da memória sintonizado com a atualidade.

Na produção “Tiger, Tiger”, o artista Tiago Mestre apresenta uma exposição que se relaciona com a tradição da cerâmica, na cultura inglesa, desde o surgimento da ideia de “studio pottery”, no início do século XX, até seus desdobramentos mais recentes. Ligada a uma prática mais livre e exploratória da produção de cerâmica e inserida no âmbito da arte contemporânea, a exposição busca encontrar um lugar de negociação entre esse legado histórico, com suas problemáticas, e as novas possibilidades discursivas.

Em Notas de um Sonho, o cartunista Caco Galhardo apresenta uma exposição inspirada na clássica comédia “A Midsummer Night’s Dream” (Sonho de uma Noite de Verão), de William Shakespeare. A exposição reúne as paixões do artista: o humor, a comédia, o teatro e o desenho. Numa releitura do texto da peça de Shakespeare, o artista pinta imagens descritas pelo dramaturgo, assim como utiliza frases dos diálogos de sua obra, explorando essa mescla de conteúdos.

Serviço

Local: Centro Brasileiro Britânico – Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros – São Paulo.

Visitação: 25/5 a 16/6. Segunda a sexta, 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, 10h às 16h.

Classificação: Livre

Ingressos: Grátis.

Informações: www.culturainglesasp.com.br/festival.

Compartilhe!