[Exposição] Casa das Rosas realiza a exposição “William Blake: portas da imaginação” com a produção multifacetada do artista inglês

[Exposição] Casa das Rosas realiza a exposição “William Blake: portas da imaginação” com a produção multifacetada do artista inglês

A Casa das Rosas realiza a exposição “William Blake: portas da imaginação” com a produção multifacetada do poeta, ilustrador, tipógrafo e gravador inglês do século 18. Gratuita, a exposição é formada por materiais inéditos, entre réplicas de chapas e impressos do poeta, recriações para o português do poema “O tigre” (“The tyger”), entre elas as de Augusto de Campos, José Paulo Paes e Ivo Barroso, livros do acervo de Haroldo de Campos relacionados ao Blake, além de reproduções de páginas da história em quadrinhos “O matrimônio de Céu & Inferno”, adaptação da obra do poeta inglês para os dias atuais.

O público tem até 19 de janeiro de 2020 para visitar a exposição e, assim, conhecer mais sobre o método de produção de William Blake, que influenciou movimentos literários contemporâneos, como os beats e o surrealismo.

Considerado o precursor do método iluminado de impressão, William Blake (1757-1827) produzia livros e páginas de forma artesanal, por meio de matrizes de cobre. Na exposição da Casa das Rosas, as placas e gravuras presentes buscam revelar a dimensão da obra do artista inglês, com lâminas em painéis quadrinizados e as etapas de produção que realizava até chegar em exemplares originais. O público poderá conhecer como ele transformava as matrizes com letras, desenhos, tinta e verniz antiácido em folhas de linho.

Serviço

Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo.

Visitação: Até 19 de janeiro de 2020.

Ingressos: Grátis.

Classificação: livre.

 

Sem comentários

Insira um Comentário