O Portal da Arte Brasileira

Estela Lapponi apresenta performance de dança “Born to Be na Live” a partir de 7 de abril

0 24

“Born to Be na Live”, com Estela Lapponi, é um desdobramento de um primeiro experimento – “Selfishcâmera” – que se tornou uma videoarte, apresentada no edital Sesc ConVIDA!. As apresentações da montagem ao vivo acontecem nos dias 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de abril, às 21 horas, no YouTube. Nos dias, Estela divide a tela com o músico Lirinha Morini e se apresenta online.

A performance nasceu a partir da observação nas reuniões on-line das quais participou. A artista começou a olhar mais atenta os quadros na tela do celular durante as conversas. Seu olhar se voltou bastante para esses espaços e suas perspectivas, além do movimento desconcertante e mareante da câmera selfie, devido à portabilidade do celular.

Com esse olhar desperto, Estela realizou alguns experimentos em sua casa, como forma de investigar o que começou a perceber nessa lida da bidimensionalidade on-line, selfie, movimento, live etc. Esse foi o embrião da videoarte “Selfishcâmera”, que também contava com o músico Lirinha Morini para criar uma trilha executada com guitarra.

A performance propõe a criação em tempo real (improvisação) unindo a trilha da guitarra de Lirinha com a dança, por meio do método Danceability. A própria Estela também assume o papel de videomaker e, assim, estabelece uma relação não só com o corpo que dança, mas também fica responsável pelo espaço que ele ocupa na tela. Lapponi chega a refletir sobre a performance se tratar também de uma espécie de videoarte ou videodança ao vivo, uma vez que o manuseio desconcertante do celular e os acasos imagéticos nos giros das telas, cria a ilusão dos cortes da edição das imagens.

Além das questões mencionadas anteriormente, em “Born to Be na Live! – selfishcâmera” Estela continua com os seus objetos de pesquisa, abordados em trabalhos anteriores. São eles: o discurso cênico do corpo com deficiência, o relacional com o público e o trânsito entre as linguagens cênicas e visuais.

Post Patrocinado

Ficha Técnica

Dançarina e Videomaker: Estela Lapponi. Trilha Original e Guitarra: Lirinha Morini.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 7 a 22/4/21. Quartas e quintas, 21h.

Classificação: 16 anos.

YouTube: Canal Casa de Zuleika.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X