O Portal da Arte Brasileira

Espetáculos do projeto “Daqui, para onde vamos?” acontecem a partir de 9 de novembro

0 24

O projeto “Daqui, para onde vamos?” é composto pela criação de dois espetáculos: “Ficções Sônicas 02”, que estreia em 9 de novembro e “A Assembleia São Paulo – versão online”, que estreia dia 19 e por um novo ciclo de encontros do programa Cenas Abertas ao Insólito, além da realização de oficinas técnicas acontece

Em “Ficções Sônicas 02”, a propulsão inicial para criação veio da observação do centro da metrópole esvaziado por causa da pandemia ao mesmo tempo que cada vez mais povoado pelos que não pararam de circular e reabitar as ruas. Já em “A Assembleia São Paulo”, uma coprodução de teatro documental entre o Brasil e o Canadá que começou a ser construída em 2019, na primeira edição do Brasil Cena Aberta, a ideia inicial era realizar um espetáculo presencial, que propiciasse o espaço de embate e discussão entre pessoas com posições políticas bastante divergentes e, às vezes, convergentes. A transposição do projeto para versão online trouxe uma série de novas questões, a começar pela etapa inicial da criação do texto, que é concebido a partir de um encontro real, em um jantar, para o qual são convidadas pessoas reais para conversarem, a partir de um roteiro que vai de apresentações biográficas a exposição de suas posições políticas, culminando com a necessidade de convergirem na escrita de uma carta, que devem assinar em conjunto. A partir dos diálogos gravados nessa ocasião, os dramaturgos reduzem essa dramaturgia real, e esse novo texto será utilizado pelos atores e atrizes em cena.

“Ficções Sônicas 02” é idealizado por Grace Passô e integra o Projeto Ficções Sônicas, que reúne criações que experimentam o som como forca motriz da linguagem, relacionando essa pesquisa com narrativas que testemunham experiências da negritude brasileira. São obras numeradas, e a de número 01 é uma instalação criada a convite 34 Bienal de São Paulo (que acontece até dezembro de 2021).

Post Patrocinado

A estreia será no dia 9 de novembro às 20h, seguida de bate papo ao vivo com Grace Passô e equipe envolvida, pelo canal do YouTube do Brasil Cena Aberta.

 “A Assembleia São Paulo – teatro online” (Canadá/Brasil), estreia dia 19 de novembro, convidando o público a pensar criticamente questões sociais, presentes e urgentes.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Productions Porte Parole, e Brasil Cena Aberta, com a curadoria, direção e mediação em cena de Beatriz Sayad e Juliana Jardim. A cena originou-se em um jantar real feito via Zoom, no qual pessoas com distintas posições políticas se encontram e discutem. Na Assembleia brasileira junto com as mediadoras, estiveram presentes Carmen Silva, Cleifson Dias, Mateus Bandeira e Leandro Piquet. Uma quinta pessoa participa por áudio, mas será mantida anônima. Os participantes da assembleia na cena, além dos espectadores, são a atriz Carlota Joaquina e os atores Eduardo Silva, Eucir de Souza e Kadu Garcia.

Confira a programação:

Oficina “Híbridos – streaming de performances presenciais: desafios técnicos e conceituais”. Com Agenor Carvalho. Data: 15/11. Segunda, 18h às 19h30.

Oficina “Desenho de som e maneiras de sonorização voltados para o streaming”. Com Rodrigo Gava. Data: 16/11. Terça, 18 às 19h30.

Oficina “Desafios para uma iluminação que contemple o espectador presente e a transmissão ao vivo”. Com Carol Zimmer. Data: 17/11. Quarta, 18h às 19h30.

Foto: Larissa Paz.

Serviço

“Ficções Sônicas 02”. Transmissão on-line. Datas: 9 a 12/11. Terça a sexta, 20h (primeira parte) e 21h (segunda parte). 13 e 14/11. Sábado e domingo, 16h (primeira parte) e 17h (segunda parte). 15 a 18/11. Segunda a Quinta, 20h (primeira parte) e 21h (segunda parte). Ingressos: Grátis. Classificação: 12 anos.

“A Assembleia São Paulo – teatro online”. Transmissão on-line. Datas: 19/11. Sexta, 20h. 20 e 27/11. Sábados, 16h e 20h. 21, 24, 25, 26 e 28/11. 20h. Ingressos: Grátis.

Informações: www.brasil-cenaaberta.org.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X