O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Um Inimigo do Povo”, do norueguês Henrik Ibsen segue em temporada no Teatro Aliança Francesa

0 31

O espetáculo “Um Inimigo do Povo”, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906) segue em cartaz até 1º de maio no Teatro Aliança Francesa, com sessões de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 18h. O elenco é formado por Augusto Pompeo, Cesar Baccan, Clara Carvalho, Lilian Regina, Lucas Scalco, Raphael Garcia, Rodrigo Scarpelli, Rogério Brito, Sérgio Mastropasqua, Tatah Cardozo, Thiago Liguori.

Com uma crítica extremamente atual, o texto de Ibsen acompanha o drama do médico Thomas Stockmann, que é ameaçado pelos interesses econômicos e a corrupção do poder público ao descobrir e denunciar que as águas de sua cidade – cuja principal atividade é um balneário e termas – estão contaminadas.

O anúncio gera um enorme conflito quando os empresários locais mobilizam, com apoio da imprensa, a opinião pública contra o protagonista, transformando o herói da cidade em um inimigo do povo – a massa forjada nos confrontos de poder. E tudo ganha uma proporção ainda maior porque ele é irmão do prefeito e casado com a filha adotiva de um grande empresário.

Post Patrocinado

A encenação de José Fernando Peixoto de Azevedo acentua a exposição pública do médico fazendo com que o episódio ganhe ares de terror. Para contribuir com essa atmosfera, o trabalho tem como referência cinematográfica o clássico A Noite dos Mortos Vivos (1968), do estadunidense George A. Romero, que traz um protagonista negro tentando sobreviver em um país onde as pessoas da classe média branca se transformam em zumbis, por conta de uma epidemia. Nessa sociedade armada e organizada em milícias, que quer eliminar a todo custo os mortos-vivos, o personagem vivido pelo ator Duane Jones acaba “confundido” com uma das criaturas e é assassinado.

Foto: Ronaldo Gutierrez.

Ficha Técnica

Texto: Henrik Ibsen. Tradução: Pedro Mantiqueira. Revisão de tradução: Karl Erik Schøllhammer. Dispositivo de cena e Direção: José Fernando Peixoto de Azevedo. Elenco: Augusto Pompeo, Cesar Baccan, Clara Carvalho, Lilia Regina, Lucas Scalco, Raphael Garcia, Rodrigo Scarpelli, Rogério Brito, Sérgio Mastropasqua e Thiago Liguori

Serviço

Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim 182 – Vila Buarque – São Paulo.

Temporada: Até 1º/5. Quinta a sábado, 20h. Domingos, 18h.

Classificação: 12 anos

Ingressos: R$40,00 (inteira) a R$60,00.

Compra on-line: https://bileto.sympla.com.br/teatroaliancafrancesa/

Classificação: 12 anos.

Informações: (11) 3572-2379.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X