O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Ubu Rei” estreia no Teatro Commune em 19 de novembro

0 21

A pré-estreia de “Ubu Rei” acontece no dia 19 de novembro, no Teatro Commune. Com temporada de 12 sessões, de quinta à domingo, o espetáculo teatral é baseado no texto de Alfred Jarry, com direção de Armando Liguori Júnior, e tradução e codireção de Augusto Marin.

Mais atual do que nunca, o texto mostra como a ganância e a vaidade exacerbada são capazes de motivar a tomada do poder. Ubu, o protagonista, é um personagem inescrupuloso que beira o grotesco para alcançar seus objetivos. Manipulado pela esposa, Mãe Ubu, e amparado pelos próprios discípulos, decide matar o rei da Polônia para roubar a coroa. Em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores. Qualquer semelhança com Macbeth, de Shakespeare, não é mera coincidência.

Ao chegar ao trono, Ubu se torna um tirano sanguinário, mas ingênuo e despreparado, o que leva a plateia ao riso. Essa é uma das principais características do trabalho de Alfred Jarry: encenar uma farsa que conduz à gargalhada diante da estupidez humana ao supor uma superioridade diante dos demais. 

Post Patrocinado

A linguagem do espetáculo baseia-se nas técnicas da comédia física e visual, no jogo dos atores, na Commedia Dell’ Arte, com música ao vivo, acrobacias, marionetes, elementos de HQs e dos jogos infantis. O público integra o espetáculo, representando o povo da Polônia.

O processo de criação do espetáculo aconteceu a partir de uma série de improvisações de cenas originais da peça. Com o roteiro e a definição das cenas, inicia-se o processo de caracterização das personagens, gestos, posturas e o uso da voz. Na linguagem do teatro físico e das máscaras, os atores, além de representar mais de um personagem, fazem efeitos sonoros, vozes, manipulam objetos e assumem algumas vezes que estão fazendo teatro.

Ficha Técnica

Texto: Alfred Jarry. Direção: Armando Liguori Júnior. Tradução e codireção: Augusto Marin. Elenco: Augusto Marin, Esther Góes, Paulo Dantas, Wilson Antunes, Will Sant´clair, Juliano Dip e Natalia Albuk.

Serviço

Local: Teatro Commune – Rua da Consolação, 1.218 – São Paulo.

Pré-estreia: 19/11. Sexta, 21h.

Datas: 19 /11 a 5/12. Quintas a sábados, 21h. Domingos, 20h.

Classificação: 12 anos.

Ingressos: R$30,00 (inteira) R$15,00 (meia-entrada).

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X