O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” estreia no CCSP em 4 de novembro

0 17

O espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” está de volta aos palcos em formato presencial. De 4 a 14 de novembro realiza curta temporada de apresentações no Centro Cultural São Paulo (CCSP), Sala Ademar Guerra (Porão), com sessões de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h.

Na quarta-feira, dia 10, tem uma sessão extra aberta ao público, às 21h, e dia 11, às 17h, será realizada ainda a roda de conversa “Duas ou três coisas que sei sobre Lima Barreto”, com a participação do escritor e dramaturgo Allan da Rosa; do escritor, artista-educador e produtor cultural Michel Yakini-Iman; e da artista e pensadora em dança, atriz, arte-educadora, gestora cultural e cientista social Gal Martins.

Livremente inspirada na obra de Lima Barreto (1881-1922) – especialmente nos títulos “Diário íntimo” e “Cemitério dos vivos”-, “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!” reúne trechos de memórias impressas nas obras do escritor, que são entrecruzados com livre imaginação. O texto fictício tem início logo após a morte de Lima Barreto, quando eugenistas exigem a exumação de seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer a seguinte questão: “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?”. A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e genialidade de Lima Barreto, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas.

Post Patrocinado

Escrito para comemorar os 40 anos de carreira de Hilton Cobra, o monólogo conta com trechos dos filmes “Homo sapiens 1900” e “Arquitetura da destruição”, ambos cedidos pelo cineasta sueco Peter Cohen – que mostram fortes imagens da eugenia racial e da arte censurada pelo regime hitlerista. Lázaro Ramos, Caco Monteiro, Frank Menezes, Harildo Deda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade emprestam a voz para a leitura em off de textos de apoio à cena.

Foto: Adeloya Magnoni.

Confira a programação:

Roda de conversa “Duas ou três coisas que sei sobre Lima Barreto”. Com Allan da Rosa, Michel Yakini-Iman e Gal Martins. Local: Sala Ademar Guerra – CCSP. Data: 11/11. Quinta, 17h. Ingressos: Grátis.

Ficha Técnica

Texto: Luiz Marfuz.  Direção: Onisajé. Elenco: Hilton Cobra.

Serviço

Local: CCSP – Sala Ademar Guerra – Rua Vergueiro, n° 1000, Paraíso – São Paulo.

Datas: 4 a 14/11. Quintas a sábados, 21h. Domingos, 20h. Sessão extra em 10/11. Quarta, 21h.

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada).

Classificação: 14 anos.

Link para ingressos: www.sympla.com.br/produtor/corporastreado.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X