O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo teatral “Oásis 6.0” fica em cartaz on-line até 17 de maio

0 19

Texto inédito de Marco Catalão, com direção de Michelle Ferreira, o espetáculo solo “Oásis 6.0” interpretado por Lívia Camargo faz temporada online até 17 de maio, aos domingos e segundas, às 21h.

Trata-se uma peça que tem como eixo conceitual a relação dos homens com as inteligências artificiais modernas e futuras trazendo uma investigação artística sobre como os robôs poderiam moldar nossa maneira de estar no mundo e confrontar cenicamente os impasses do sujeito contemporâneo, que se relaciona de forma tão natural, embora às vezes doentia, com a tecnologia.

Na peça, Oásis é uma inteligência artificial criada para interagir diretamente com o ser humano. Um robô que durante os anos foi agregando avanços e se sofisticando de modo a se adequar cada vez mais ao mundo moderno e à vida em sociedade. Sua primeira versão, criada após uma grande pandemia, entediou o homem por ser perfeita demais e fazer exatamente “aquilo que seu dono queria”, então os cientistas passaram a inserir em sua programação um “algoritmo deceptivo”, fazendo com que o Oásis surpreendesse o ser humano, inclusive ao ponto de decepcioná-lo, já que a necessidade de desapontamento é intrínseca à sua natureza. 

Post Patrocinado

Na ação, o robô Oásis já se encontra em sua versão 6.0, que em breve será substituída pela versão 7.0, mais moderna e sofisticada, simulando o que os homens acreditavam ser impossível. Com isso, ele faz uma análise muito profunda da espécie humana e seu futuro, na tentativa de deixar algum ensinamento para as gerações futuras. O que vemos na peça é a explicitação dessa análise em forma de um depoimento final, praticamente um discurso pré-morte.

Foto: Danilo Martignago.

Ficha Técnica

Texto: Marco Catalão. Direção de Cena: Michelle Ferreira. Atuação: Lívia Camargo.

Serviço 

Transmissão on-line.

Data: Até 17/5. Domingos e segundas, 21h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 18 anos.

YouTube: Canal Complementar Produções.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X