O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo teatral “Anna” estreia on-line em 8 de maio

0 17

A peça “Anna”, com texto inédito de Mário Viana e direção de Gonzaga Pedrosa estreia em 8 de maio, sábado, 20h. O espetáculo, que será exibido pelo YouTube, é livremente inspirado pela Tragédia da Piedade, crime passional ocorrido em 1909.

A Tragédia da Piedade, que ficou conhecida com esse nome por ter ocorrido no bairro da Piedade, no Rio de Janeiro, se refere à morte do escritor Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões”, que foi até a casa do amante de sua esposa, Dilermando de Assis, para tentar matá-lo, e acabou sendo morto por ele por legítima defesa. Na peça escrita por Mário Viana, o ponto de vista é o de Anna, a amante de Dilermando e sua futura esposa. Também integram a montagem outros personagens, como Dinorah, irmão de Dilermando que foi atingido por uma bala durante o tiroteio e ficou paraplégico após a retirada da bala de seu corpo; Sólon, filho de Euclides e Anna; e Túlia, mãe de Anna.

As personagens de Mário Viana vivem em dois tempos e em dois espaços numa mesma casa, recurso cênico que, por ser operado por meio das telas, estabelece uma proximidade entre o período da Tragédia da Piedade e os tempos atuais, marcados pelo isolamento social. A narrativa entrecruzada também revela desejos, angústias e culpas que atormentam Anna, cujas sombras dos fantasmas do passado ainda habitam seus pensamentos.

Post Patrocinado

A história de “Anna” retrata diversos tabus sociais, como divórcio, traição, diferença expressiva de idades – Anna tinha 16 anos a mais do que Dilermando, e os limites de um amor incondicional, já que ela continuou com Dilermando mesmo após os danos causados pela tragédia. Por terem sido perseguidos até o fim de suas vidas, Anna e Dilermando também trazem para a peça a complexidade do assunto sobre os tribunais populares, um tema recorrente hoje, reforçados pelas mídias sociais.

Foto: Heloísa Bortz e André Grynwask.

Ficha Técnica

Texto: Mário Viana. Concepção e direção: Gonzaga Pedrosa. Elenco: Vera Lúcia Ribeiro, Gustavo Moura, Valdir Rivaben, Jonathan Well e Selma Luchesi.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 8 a 16/5. Sábados e domingos, 20h.  

Ingressos: Grátis.

Classificação: 14 anos.

YouTube: Canal Veraluz Performance.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X