O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Tão Somente Meninos” estreia on-line em 25 de novembro

0 52

Com uma proposta que busca refletir questões da sociedade brasileira, o Teatro da Conspiração apresenta seu novo espetáculo: “Tão Somente Meninos”. As apresentações acontecem de forma online e gratuita nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro, e 2, 3, 4, 5, 10 e 11 de dezembro. Sempre às 20h. Os ingressos podem ser reservados pelo Sympla.

A montagem faz uma reflexão sobre uma história tenebrosa do Brasil envolvendo a trajetória real de 50 meninos órfãos e o uso de trabalhos forçados em fazendas de membros da Ação Integralista Brasileira. A dramaturgia é de Solange Dias e a direção é de Cássio Castelan. No elenco, estão Alessandra Moreira, Dudu Oliveira, Edi Cardoso e Márcio Ribeiro.

A trama traz um encontro de 50 “meninos velhos” em volta de um poço, onde história, desejos, medos e sonhos dessas vidas são colocados à tona. Para a criação da dramaturgia, o coletivo se inspirou na tese de doutorado “Educação, Autoritarismo e Eugenia: Exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil” (1930-45)”, defendida em 2011 pelo professor e historiador Sidney Aguilar Filho na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, baseada na investigação de farta documentação e entrevistas com pessoas que tiveram envolvimento direto ou indireto com o episódio dos meninos, inclusive três sobreviventes, que na época da pesquisa, estavam beirando os 90 anos de idade.

Post Patrocinado

A história de 50 meninos órfãos é real: eles tinham de nove a onze anos e a maioria negros. Todos foram retirados do Educandário Romão de Mattos Duarte (Rio de Janeiro), sob a guarda do Juizado de Menores do Distrito Federal, e levados para uma propriedade privada em Campina do Monte Alegre (São Paulo). Por uma década, essas crianças foram submetidas, sem nenhuma remuneração, nem estudo, a uma condição sub-humana em longas jornadas de trabalho agrícola e pecuário , em fazendas de membros da Ação Integralista Brasileira, um movimento político brasileiro ultranacionalista, conservador e tradicionalista católico de extrema-direita, inspirado no fascismo italiano e no nazismo alemão.

Com uma dramaturgia poética, a peça conta com quatro intérpretes que narram as histórias de seus personagens, variando entre os tempos de infância e da velhice. O cenário traz poucos elementos e vai para uma linha não-realista, onírica, ao simbolizar um poço, espaço em que muitos dos órfãos eram colocados de castigo como forma de punição.

Foto: Arô Ribeiro.

Ficha Técnica

Texto: Solange Dias. Direção: Cássio Castelan. Elenco: Alessandra Moreira, Dudu Oliveira, Edi Cardoso e Márcio Ribeiro.

Serviço

Plataforma Sympla.

Datas: 25 a 28/11. 2 a 5/12. 10 e 11/12. Todas as sessões, às 20h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 14 anos.

Link para ingressos: https://sympla.com/teatrodaconspiracao.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X