O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Solano, Vento Forte Africano” estreia on-line em 1 de maio

0 43

Dois anos após estrear no teatro, volta à cena durante os dias 1, 2, 8, 9 e 13 de maio às 20h a peça “Solano, Vento Forte Africano” através do YouTube da Casa Poema. Com texto de Solano Trindade, Elisa Lucinda e Geovana Pires – que também assina a direção -, direção musical de Beá, direção de movimento de Valéria Monã e direção de produção de Damiana Inês, após as apresentações haverá um bate-papo com os representantes dos quilombos do Rio de Janeiro por onde o espetáculo passou e irá passar. As apresentações exibidas são da temporada do espetáculo quando encenado no Teatro Dulcina.

A montagem lança luz não apenas sobre a obra, mas também sobre o aspecto humano e político de Solano Trindade, poeta pernambucano desenvolveu sua múltipla potencialidade artística com o olhar sempre voltado à realidade do negro brasileiro. Interpretado por Val Perré, Solano foi ainda criador do Teatro Popular Brasileiro, de profunda importância para a unificação dos movimentos negros.

De maneira cadenciada e auxiliado pela pluralidade musical brasileira, a peça é permeada por música, canto, dança e sapateado, conduzindo o espectador de forma lúdica à trajetória de Solano. A narrativa evidencia episódios marcantes, como seu convívio com a atriz Ruth de Souza, amiga que o abrigava após as manifestações políticas pelos direitos dos trabalhadores; e o momento em que “Mulher Barriguda”, cuja letra é de Solano e compreendida como canção de protesto à ditadura militar, foi gravada pelo grupo Secos e Molhados, em 1973.

Post Patrocinado

Foto: Walmyr Ferreira.

Ficha Técnica

Texto: Solano Trindade, Elisa Lucinda e Geovana Pires. Direção: Geovana Pires. Elenco: Val Perré, Elisa Lucinda, Valéria Monã, Nando Rodrigues, Damiana Inês, Regina Café e Rozan

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 1 a 9/5. Sábados e domingos, 20h. 13/5. Quinta, 20h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 12 anos.

YouTube:  Canal Casa Poema Oficial.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X