O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Sede” estreia segunda temporada em 2 de agosto

0 15

Idealizado em 2015, na gravidez de Gabriela Alcofra, intérprete-criadora e dramaturga do espetáculo, “Sede” nasce de um incômodo real vivido a partir do conflito de uma maternidade e postura de gênero idealizadas por padrões sociais midiáticos versus a experiência prática. A segunda temporada da peça acontece de 2 a 15 de agosto, com o vídeo disponibilizado no YouTube das Oficinas Culturais

Com direção de Leonardo Birche e direção musical de Daniel Conti, o espetáculo de dança-teatro aborda, portanto, o puerpério como eixo dramatúrgico para pesquisar relações entre corpo, palavra e gesto, a partir de questões sociais mobilizadoras, tais como a perspectiva de gênero, o casamento e a maternidade real..

Assolada pela sobrecarga de funções, pelo questionamento de sua identidade, pelas incertezas de seu futuro profissional como intérprete e pela solidão advinda das suas multitarefas enquanto mãe e artista, seu puerpério tornou-se fruto de muitas questões individuais e políticas.

Post Patrocinado

Essas questões mobilizaram Gabriela Alcofra a começar a investigar poeticamente na linguagem da dança-teatro esse novo universo inaugurado pela maternidade, tendo a parceria do diretor teatral Leonardo Birche, na condução e direção da pesquisa, assim como do músico Daniel Conti, na concepção da ambientação sonora do espetáculo.

Além da temporada do espetáculo, uma conversa online da equipe de criação com o público abordará os principais elementos e procedimentos para a adaptação de “Sede”, originalmente criado para apresentação em palco, ao formato de videodança, abordando temas como a tentativa de criação, no vídeo, da atmosfera pensada para a apresentação em teatro, os recursos de fotografia e câmera utilizados, a edição do material e reconstrução do espetáculo na montagem fílmica e a criação de paisagens sonoras. A conversa será realizada na plataforma Zoom no dia 5 de agosto, às 19h, com inscrições no site das Oficinas Culturais.

Foto: Marilia Scharlach.

Ficha Técnica

Dramaturgia e Interpretação: Gabriela Alcofra. Direção: Leonardo Birche.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 2 a 15/8.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 16 anos.

Link de acesso: Canal Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

Link para inscrições: http://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/do-palco-para-o-video-a-adaptacao-do-solo-sede-para-a-videodanca/

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X