O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Raiow Rainhas” faz temporada on-line de 16 a 19 de agosto

0 10

As Rainhas do Radiador realizam uma temporada especial de circulação do espetáculo “Raiow Rainhas” de 16 a 19 de agosto, com apresentações gratuitas para crianças e jovens em parceria com o  CEU São Rafael, CEU Curuçá, CEU Três Pontes, CEU Parque São Carlos e CEU Inácio Monteiro. As apresentações serão realizadas no canal do Youtube do coletivo.

O espetáculo “Raiow Rainhas” dá a vez para que figuras excêntricas do circo, consideradas fora dos padrões “normais”, brilhem e sejam protagonistas de um grande show espetacular. É o caso da Mulher Centopéia, uma cantora de ópera com muitos braços, e das trigêmeas SimSalaBim, que realizam truques de arrepiar os cabelos como o da mulher cortada ao meio.

Além do anunciado e tão esperado número da Luta Livre, onde o palco se transforma em ringue para que as lutadoras “Diamante Negro, a Jóia Rara do Nilo”, “Princesinha Dourda” e “Miranda Caminhoneira, o terror das estradas”, disputem o Cinturão de Ouro Raiow Rainhas.

Post Patrocinado

Repleto de personagens extravagantes e inusitados, que executam números de habilidades exaltando a força e a potência presente em todo ser humano, o espetáculo “Raiow Rainhas” subverte o que seria motivo de submissão, vergonha, exclusão, para que se tornem a potência máxima de um show criativo e muito divertido.

Unindo palhaçaria, música, mágica e técnicas circenses acrobáticas, como as acrobacias de solo, portagem em dupla ou trios e luta livre, as Rainhas do Radiador trazem para o palco uma brincadeira com os antigos “Circos de Parque” repletos de figuras pouco convencionais, atualizando o contexto para re-identificar os atuais “excluídos” e “rejeitados” da nossa sociedade.

Com direção de Geisa Helena,  da Trupe Koscowisck, o espetáculo é inspirado em figuras que fizeram história no circo brasileiro, porém nunca tiveram este lugar de importância devidamente reconhecido, como é o caso das mulheres da Luta Livre, modalidade que ficou mundialmente conhecida nos anos oitenta por misturar técnicas encenação teatral, combate e circo, porém com pouca visibilidade para a versão feminina.

O coletivo Rainhas do Radiador, que é formado por três palhaças (duas LGBTs e uma negra) realiza uma pesquisa focada em comicidade física feita por mulheres, através de um mergulho nas esquetes, acrobacias e cenas clássicas, usando de suas excentricidades e irreverência, não apenas para colocar mulheres dissidentes da norma em foco, mas também questionar a ausência e até o apagamento histórico de tantas outras figuras.

Com a temática de trazer para a cena o protagonismo de figuras apagadas da sociedade e da história das artes (como as mulheres que lutavam em circo, figuras femininas excêntricas, pessoas que divergem da norma por alguma característica, entre outras) a peça “Raiow Rainhas” questiona, de forma bastante cômica, o status quo das mulheres dentro do circo (principalmente negras e LGBT).

Foto: Ricardo Avellar.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 16 a 19/8. Segunda a quinta.

Instagram: @rainhasdoradiador.

YouTube: Canal Rainhas do Radiador.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X