O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Protocolo Volpone” faz temporada on-line até 5 de junho

0 18

Como o formato presencial do espetáculo , “Protocolo Volpone – Um Clássico em Tempos Pandêmicos”  só permitia a entrada de 20 pessoas por sessão, a Bendita Trupe prepara uma pequena temporada online com apresentações até 5 de junho, sempre as sextas e sábados, as 20h, na qual apresenta a filmagem da peça, com opção de legendas em três línguas (português, inglês e espanhol).

Trata-se de uma adaptação de “Volpone”, a comédia da ganância, de Ben Jonson, contemporâneo de Shakespeare, um dos textos mais encenados no Reino Unido. O texto ganha uma versão enxugada pelo austríaco Stefan Zweig, nos anos 1920, a partir da qual Marcos Daud fez a versão atualizada para o contemporâneo. Volpone é um homem sem filhos, especialista na arrecadação de riquezas e, para mais acumular, finge estar agonizante e diverte-se com o desfile de bajuladores que, na expectativa de serem contemplados em seu testamento, o enchem de favores e se prestam a todas as humilhações. É uma comédia clássica, com uma embocadura de linguagem aparentemente de época, mas também divertida, cáustica e popular.

Visando ainda fomentar a discussão sobre as relações entre artes cênicas, cultura e pandemia, como também, estar de forma ao vivo com os espectadores, acontecerão 4 debates através do Zoom, sendo transmitidos ao vivo pelo Youtube do “Protocolo Volpone” e pelo Facebook da Bendita Trupe. Os debates acontecerão seguidos de roda de perguntas do público via chat, que acompanhará ao vivo a transmissão. Serão realizados as segundas às 18h30, com duas horas de duração, de 17 de maio a 7 de junho.

Post Patrocinado

Confira a programação

Debate 1 – O artista na linha de frente da Pandemia. Com Bendita Trupe. Data: 17/5. Segunda, 18h30.

Debate 2 – A gestão cultural na Pandemia. Com Pedro Granato (SMCSP / Teatro Pequeno Ato) e Rosana Paulo da Cunha, Gerente de Ação Cultural do Sesc SP. Data: 24/5. Segunda, 18h30.

Debate 3 – Ben Jonson: a comédia da ganância ontem e hoje. Com Marcos Daud (tradutor e adaptador Protocolo Volpone) e Ricardo Cardoso (Shakespeare Institute, USP / FAPESP). Data: 31/5. Segunda, 18h30.

Debate 4 – Teatro na pandemia: o olhar crítico. Com Valmir Santos (Teatro Jornal) e Kil Abreu (Cena Aberta + curador de teatro CCSP). Data: 7/6. Segunda, 18h30.

Foto: Maria Clara Diniz.

Ficha Técnica

Texto: Ben Jonson, na versão de Stefan Zweig. Adaptação: Marcos Daud. Idealização e direção: Johana Albuquerque. Elenco: Daniel Alvim, Helena Ranaldi, Joca Andreazza, Luciano Gatti, Marcelo Villas Boas, Maurício de Barros, Pedro Birenbaum, Vanderlei Bernardino, Sérgio Pardal e Vera Bonilha.

Serviço

Transmissão on-line.

Data: Até 5/6. Sextas e sábados, 20h. Debates as segundas, 18h30 às 20h30.

Ingressos: Grátis.

Facebook: Bendita Trupe.

YouTube: Canal Protocolo Volpone.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X