O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Pixinguinha como Nunca” faz sessões no CCBB SP

0 37

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta uma seleção de 26 obras inéditas de ninguém menos que o genial Pixinguinha, um dos músicos mais completos do Brasil. O espetáculo, “Pixinguinha como Nunca”, acontece em São Paulo de 17 a 19 de março e tem direção artística do ator e cantor Marcelo Vianna, neto de Pixinguinha, direção musical e arranjos do músico, produtor e pesquisador Henrique Cazes e direção executiva de Lilian Barretto. O projeto tem patrocínio da BB Seguros.

Henrique Cazes, com seu cavaquinho, estará à frente do Sexteto do Nunca, conjunto instrumental completado por Marcelo Caldi (sanfona), Carlos Malta (flauta e sax), Silvério Pontes (trompete e flugelhorn) Marcos Suzano (percussão) e João Camarero (violão de 7 cordas). Com participação especial de Marcelo Vianna. No dia 18, após o espetáculo, haverá um bate-papo com os músicos sobre o modo composicional de Pixinguinha e como os arranjos foram pensados para quais instrumentos.

A descoberta das inéditas é o resultado de uma cuidadosa pesquisa no acervo do compositor, encampada no ano 2000 pelo Instituto Moreira Salles, que se somou em 2017 à varredura no material em posse de outros compositores e instrumentistas. O resultado trouxe à luz mais de 50 músicas jamais gravadas – algumas, apenas tocadas em transmissões radiofônicas. “Na verdade, falar em 50 inéditas nos parece, diria, uma subnotificação”, avisa Cazes. “Pixinguinha entregava partituras sem cópia para músicos amigos, por exemplo, assim como orquestrações ficaram dispersas; o baú ainda reserva surpresas”. Marcelo Vianna ressalta que essa é “uma nova chance de conhecer um dos maiores da música” e não tem dúvidas: “Pixinguinha é aqui e agora, contemporâneo, eterno”.

Post Patrocinado

O espetáculo “Pixinguinha Como Nunca” segue sua turnê e acontecerá no CCBB Rio de Janeiro (dias 23/03, 30/03 e 06/04), CCBB Brasília (De 01/04 a 03/04) e no CCBB Belo Horizonte (dias 29/04, 30/04 e 01/05).

Foto: Marília Figueiredo.

Ficha Técnica

Direção artística: Marcelo Vianna. Direção musical e arranjos: Henrique Cazes. Iluminação: Paulo César Medeiros. Sexteto do Nunca: Henrique Cazes, Marcelo Vianna, Marcelo Caldi, Carlos Malta, Silvério Pontes, Marcos Suzano e João Camarero.

Serviço

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo.

Sessões: 17 a 19/3. Quinta e sexta, 18h30. Sábado, 17h

Classificação: Livre.

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada).

Ingressos on-line: www.bb.com.br/cultura

Informações: (11) 4297-0600

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X