O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Papa Highirte”, de Oduvaldo Vianna Filho, estreia em 20 de maio no Galpão do TAPA

0 16

Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), o Vianinha, foi protagonista da renovação da dramaturgia e do teatro no sentido estético e político por seus trabalhos com o Teatro de Arena de São Paulo, o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC), e o grupo Opinião, do Rio de Janeiro. O Grupo Tapa faz um resgate histórico do autor por meio da estreia de Papa Highirte no dia 20 de maio, sexta-feira, às 20h, no Galpão do TAPA, localizado na Barra Funda. O espaço tem o selo de Valor Cultural pelo COMPRESP (Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental). O público pode comprar os ingressos pelo Sympla, além de contribuir para a campanha SOS TAPA.

A montagem tem direção de Eduardo Tolentino de Araujo, o elenco conta com Zécarlos Machado que vive o personagem título, além de Adriano Bedin (Morales), Bruno Barchesi (Pablo Mariz / Diego), Caetano O’Maihlan (Hermano Arrabal / Manito), Camila Czerkes (Graziela), Eduardo Semerjian (Perez y Mejia), Fulvio Filho (Estrangeiro), Isabel Setti (Grissa) e Mauricio Bittencourt (Menandro). A temporada vai até 17 de julho com sessões sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h.

Na trama, Papa Highirte é o nome do ditador populista deposto da fictícia Alhambra, exilado na também fictícia Montalva. Em sua conspiração para voltar ao poder, mergulha nas reminiscências de um tempo de exceção onde governava com mão de ferro seu país natal, com a imprensa silenciada e torturas nos porões. E chega à triste conclusão que nunca passou do fantoche de militares golpistas a serviço de uma potência estrangeira. Metáfora precisa sobre a América latina, que ganha significativa relevância nos tempos atuais.

Post Patrocinado

Foto: Ronaldo Gutierrez.

Ficha Técnica

Autor: Oduvaldo Vianna Filho. Direção: Eduardo Tolentino de Araujo. Desenho de Luz: Wagner Pinto. Assistente de Iluminação: Gabriel Greghi. Coreografias: Cassio Cöllares. Elenco: Adriano Bedin, Bruno Barchesi, Caetano O’Maihlan, Camila Czerkes, Eduardo Semerjian, Fulvio Filho, Isabel Setti, Mauricio Bittencourt e Zécarlos Machado.

Serviço

Local: Galpão do TAPA – Rua Lopes Chaves, 86 – Barra Funda – São Paulo.

Temporada: 20/5 a 17/7. Sexta e sábado, 20h. Domingos, 18h.

Classificação: 14 anos.

Ingressos: R$40,00 (Inteira) e R$20,00 (meia-entrada).

Capacidade: 50 lugares.

Site: www.grupotapa.com.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X