O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Onipotência do Sonho” apresenta performances inspiradas no Surrealismo

0 11

Através de uma adaptação para o formato on-line, a longeva e premiada Cia. Etc e Tal leva gratuitamente para o público o espetáculo “Onipotência do Sonho”. As apresentações acontecerão nos dias 9, 10 e 11 de abril (sexta, sábado e domingo), às 16h30, diretamente do Instagram da companhia.

Na estreia on-line, o espetáculo “Onipotência do Sonho” fará performances com inspiração no surrealismo de Salvador Dali, nos personagens sem face de Magritte, e nos textos de André Breton, Aragon e Artaud, que serão permeados pela música de Johann Sebastian Bach (“Fragmentos para violino  e violoncelo”).

Os atores Alvaro Assad, Marcio Moura, Melissa Teles Lôbo, Fernanda Sabino, Cleber, Amarilis Irani e Tchesco Villares estarão em diferentes janelas virtuais. Uma alusão de como seria se as figuras não pudessem mais sair de casa, como se as pinturas fossem presas dentro de seus próprios quadros para sempre – colocando uma dose de angústia sobre o impedimento atual de sair à porta de casa para a rua (pandemia).

Post Patrocinado

“Onipotência do Sonho” começou a ser desenhado a partir de uma performance a pedido do CCBB Rio dentro da Mostra Surrealismo, em 2001. A ideia tomou formato e seguiu em frente: foram realizadas intervenções em Montmarte em Paris/França (2004) e por cidades brasileiras. O público carioca verá pela primeira vez as inusitadas intervenções cênicas inspiradas no Surrealismo. Figuras masculinas e femininas sem rosto com figurinos que remetem à década de 20 inspirados nos personagens sem face de Magritte. Carregam seres surreais gigantes como duas formigas coloridas com enormes braços e pernas que “saltaram das telas de Salvador Dali”.


O espetáculo traz atuação com uma movimentação corporal meticulosa e segmentada, o que causa estranhamento e fascínio no público de todas as idades. Os visitantes terão a impressão de que as figuras/personagens escaparam das salas de exposição e estão em seus ambientes cotidianos. São situações cênicas criadas pelo grupo carioca Etc e Tal, que mergulhou numa pesquisa sobre o Surrealismo e criou figuras masculinas e femininas sem rosto com rebuscado figurino que remete à década de 1920 e às pinturas de Magritte. 

Foto: Rafael Bis.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 9 a  11/4/21. Sexta a domingo, 16h30.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Instagram: @cia_etcetal.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X