O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “O Tribunal da Rosa dos Ventos” estreia no Teatro Alfredo Mesquita em 6 de novembro

0 9

O novo espetáculo do dramaturgo Victor Walles, o segundo de sua autoria para o público infantil, “O Tribunal da Rosa dos Ventos”, sintetiza sua visão do teatro como ferramenta de transformação social. A peça – que já cumpriu temporada em outubro, no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, agora poderá ser vista no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana, de 6 a 28 de novembro, aos sábados e domingos, às 16 horas.

“O Tribunal de Rosa dos Ventos” conta a história de uma cidade mágica, toda em preto e branco, habitada por personagens fantásticas, onde as pessoas e os lugares começam a desaparecer. Para investigar os estranhos acontecimentos, julgar e solucionar o problema de Rosa dos Ventos, cinco representantes da população organizam um tribunal e montam um júri com crianças e jovens da plateia. A votação do público pode levar a diferentes consequências. O espetáculo tem quatro finais possíveis.

A história que a dramaturgia constrói é a busca pela resolução de um mistério: a cor branca está tomando conta da cidade, causando um desequilíbrio gigante. O texto da peça aponta para vários sentidos ao construir um clima investigativo. Criando uma cadeia de fatos e mentiras a serem observados de forma dinâmica, criando um jogo de atenção, pois pessoas podem mentir, mas fatos são fatos.

Post Patrocinado

As personagens do tribunal são as únicas cinco pessoas que não perderam seus contornos pretos. Sendo as únicas em perfeito equilíbrio também são as principais suspeitas de serem culpadas pelo caos que tomou a cidade. Elas terão que encontrar um caminho lógico para desmascarar possíveis mentiras e, para isso, contarão com a ajuda da plateia que, no papel de júri popular, será convidada a votar e refletir sobre os rumos da investigação.

Um dos pontos a se observar na estrutura da peça é a apresentação para o público infantil do funcionamento de um júri.  As crianças vão acompanhar os depoimentos de cada personagem que investigam. O público-júri acompanha as cenas-depoimentos até o momento onde é solicitada sua participação.

O espetáculo coloca a criança não mais como espectador mas também como agente dentro da obra, questionando as personagens, opinando, ouvindo as outras crianças e por fim conduzindo o desenlace da história e dando o veredicto do Tribunal de Rosa dos Ventos.

Foto: Fernando Moraes.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Victor Walles. Elenco: Fernando Moraes, Gabrielle Távora, Thaís Sodré, Vanessa Triviño e Wes Rocha.

Serviço

Local: Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana – São Paulo.

Datas: 6 a 28/11. Sábados e domingos, 16h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X