O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Mujeres de Arena – um grito contra os feminicídios” realiza temporada on-line a partir de 27 de outubro

0 14

“Mujeres de Arena – um grito contra os feminicídios” é uma adaptação da obra original “Mujeres de Arena”, do premiado dramaturgo mexicano Humberto Robles, realizada por Rosite Val e Mirian Arce, fundadoras do Raver Coletivo Teatral. A adaptação é a primeira versão do texto como monólogo e a primeira montagem da obra no Brasil.

O texto, escrito a partir de testemunhos de mulheres de Ciudad Juárez, no estado de Chihuahua, México, e de casos reais brasileiros, denuncia e acende um debate sobre o tema, que se apresenta em números estrondosos no nosso país e em seis países sul-americanos – Argentina, Bolívia, Colômbia, Guyana, Suriname e Venezuela. Através da dramaturgia construída com as histórias das mulheres de Ciudad Juárez, contam-se também as histórias de todas as mulheres que sofrem violência.

No momento em que nosso país passa por tantos retrocessos e censuras, em que pessoas desaparecem nos países “hermanos”, e que as manifestações por direitos legítimos são reprimidas, “Mujeres de Arena – um grito contra os feminicídios” busca ser um clamor por liberdade e justiça por todas as mulheres vítimas (por vezes fatais) da violência de gênero.

Post Patrocinado

“Mujeres de Arena – um grito contra os feminicídios” é encenada como um ato-manifesto, dando voz a quem não foi ouvida. O objetivo é promover um ato de espelhamento e estimular a conscientização e luta contra o machismo ainda tão presente no século XXI.

Rosite Val, atriz e diretora brasileira, com 25 anos de trajetória artística, é mestra em “Arts de la Scène” pela Universidade Paris 8, na França, e foi durante três anos pesquisadora na renomada companhia francesa Théâtre du Soleil, de Ariane Mnouchkine.

Foto: Dadá Ferreira.

Ficha Técnica

Textos: Antonio Cerezo Contreras, Marisela Ortiz, Denise Dresser, Malú García Andrade, María Hope, Eugenia Muñoz, Servando Pineda Jaimes e Juan Ríos Cantú. Dramaturgia: Humberto Robles. Direção e Atuação: Rosite Val.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 27/10 a 27/11. Segundas, quartas e quintas, 19h. 

Ingressos: Colaborativos opcionais.

Classificação: 14 anos. 

Link para ingressos: https://www.sympla.com.br/mujeres-de-arena—um-grito-contra-os-feminicidios__1365281?token=efdc85e3f73f3c986772d26b80b2821b.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X