O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Maria Thereza e Dener” estreia em março no Teatro Eva Herz

0 28

A pouco conhecida trajetória da célebre primeira-dama Maria Thereza Goulart, esposa do ex-presidente João Goulart (1919-1976), e sua amizade com o famoso estilista Dener Pamplona de Abreu são retratadas em Maria Thereza e Dener, que estreia no dia 16 de março no Teatro Eva Herz, onde segue em cartaz até 28 de abril. As apresentações acontecem às quartas e quintas-feiras, às 20h.

Com idealização da atriz Angela Dippe, que divide a cena com Thiago Carreira, a adaptação teatral deJosé Eduardo Vendramini é livremente inspirada no livro de Wagner William Uma Mulher Vestida De Silêncio – A Biografia De Maria Thereza Goulart (Editora Record, 2019).

O jornalista conseguiu reunir relatos inéditos sobre a vida pessoal da primeira-dama a partir do acesso ao diário dela e de uma longa série de entrevistas feitas em 11 anos com a biografada e centenas de familiares, antigos funcionários, amigos e inimigos políticos. Esses fatos pessoais se misturam ao nefasto cenário político estabelecido no Brasil durante a época da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), acompanhado por Maria Thereza durante o exílio da família no Uruguai.

Post Patrocinado

A bela e sincera amizade entre Maria Thereza e Dener é usada em cena como um artifício para que o público possa revisitar historicamente a política brasileira desse período turbulento e pensar em suas consequências para o país até hoje.

A jovem esposa do presidente João Goulart precisa de um costureiro-estilista de grande nível. E ele, atrevido, logo se oferece para o cargo. Além de costureiro particular, Dener se torna conselheiro e preparador de Maria Thereza para a vida social obrigatória e digna da jovem primeira-dama mais bonita do mundo, frequentemente comparada a Jacqueline Kennedy.

Ao longo dos anos, Maria Thereza revela grandes mudanças: de jovem despreparada para a vida política brasileira a esposa participativa e influente do presidente João Goulart, que está em vias de ser deposto e vê a renúncia como a única forma para não haver tumulto, violência, guerra civil e derramamento de sangue no país.  

Foto: Priscila Prade.

Ficha Técnica

Livremente inspirado no livro “Uma Mulher Vestida de Silêncio”: Wagner William. Texto: José Eduardo Vendramini. Direção: Ricardo Grasson. Elenco: Angela Dippe e Thiago Carreira.

Serviço

Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – Cerqueira César – São Paulo.

Temporada: 16/3 a 28/4. Quartas e quintas, 20h.

Classificação: 12 anos.

Ingressos: R$50,00 e R$25,00.

Link para compra: www.sympla.com.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X