O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo infanto-juvenil “Circo de Pulgas” estreia on-line em 10 de abril

0 12

Encenado no casarão do Solar do Jambeiro, em Niterói, o infanto-juvenil “Circo de Pulgas” será disponibilizado gratuitamente no Youtube, de 10 (a partir das 11h) a 18 de abril, resgatando a nostalgia do circo-teatro itinerante em família.

Mesclando a palhaçaria, a música, a poesia e o teatro de formas animadas, a dramaturgia e direção de Flávia Lopes nos conduzem para a história da sonhadora Ermínia Tcha Tcha, última artista da sua geração. Filha, neta, bisneta e tataraneta de figuras ancestrais do circo-teatro, ela continua montando a lona do Estrela Prateada em lugares difíceis de acessar. O espetáculo é uma metáfora do artista que tem como ofício mostrar o mundo com olhos de poesia a quem ainda não o viu.

A trajetória deste circo-teatro é contada e vivida pela idealizadora do projeto, a atriz Vanessa Dias, ao lado de seres inimagináveis como o homem-pássaro e Shirley, a pulga acrobata. A personagem, uma figura que “não faz nada certo”, como sua mãe pensou alto, era o orgulho do pai, o grande palhaço Bartholo, que dizia que ela nasceu mesmo foi para ser palhaça. O Estrela Prateada é um circo-teatro que carrega uma certa nostalgia de um passado glorioso que não existe mais.

Post Patrocinado

Karina Neves e Jonas Hocherman assinam a direção musical e a trilha sonora, em uma pesquisa musical que rompe fronteiras culturais e passeia pelos ritmos do mundo. O cenário e figurino de Carlos Alberto Nunes resgata a memória do universo de circo-teatro e propõe uma pesquisa rica em detalhes. O visagismo da personagem é assinado por Mona Magalhães, que reforça a imagem da palhaçaria e dos vestígios de um tempo saudoso.

 Foto: Renato Mangolin.

Ficha Técnica 

Texto e Direção: Flávia Lopes. Idealização e atuação: Vanessa Dias. Direção Musical e Música Original: Karina Neves e Jonas Hocherman.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 10 (a partir das 11h) a 18/4/21. 

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

YouTube: Canal Circo-Teatro Estrela Prateada.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X