O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo infantil “O Pequeno Dom Quixote” fica disponível on-line até 30 de abril

0 15

“O Pequeno Dom Quixote” é uma livre adaptação do clássico da literatura ‘Dom Quixote de La Mancha’ do escritor espanhol Miguel de Cervantes. O musical é de autoria de Gustavo Libanori, tem direção de Bruno Ferian e está disponível no YouTube até 30 de abril.

Na peça o cavaleiro andante que se iludiu com os romances de cavalaria é, na verdade, uma criança com a imaginação “atiçada” pelo hábito de leitura, e cujas andanças e aventuras são sabotadas pelos seus entes. No desenrolar da trama, o protagonista encontra uma companheira de aventuras, e ao seu lado aprende lições sobre companheirismo e respeito às diferenças.

O espetáculo conta a história de uma trupe de circo-teatro que chega à cidade, e encenará as desventuras de um cavaleiro andante. Quixano, o filho de uma das atrizes da trupe, é uma criança encantada pelas histórias de seus livros, e viaja com um caixote cheio deles, que chama de biblioteca. Encantado também pelas encenações da trupe, a criança invade o ensaio de uma das peças, e é enxotado pela sua tia, matriarca e chefe da trupe. Quixano então se declara um cavaleiro, e decide fugir dali.

Post Patrocinado

Uma vez que não pode viver aventuras no palco, decide vivê-las pelo mundo. Ele encontra Sancha, uma menina moradora de rua, que topa ser sua companheira de aventuras e escudeira. Juntos, eles vivem as tradicionais aventuras quixotescas, enfrentando moinhos de ventos, que imaginam ser dragões e gigantes perigosos; e batalhando contra rebanhos de ovelhas, que em suas imaginações tomam as feições de imensos exércitos.

Através da montagem cênica, o projeto propõe além da experiência estética, uma abordagem lúdica sobre a importância da leitura na infância e o poder da imaginação.

Foto: Rodrigo Cordeiro.

Ficha Técnica

Texto: Gustavo Libanori. Direção Cênica: Bruno Ferian. Elenco: Marina Branco, Raíssa Bueno, Lya Bueno, Gustavo Mazzei, Caio Magalhães e Filipe Lopes. Músicos: Dri Barea e Marcelo Silveira.

Serviço

Transmissão on-line.

Data: Até 30/4.

Classificação: Livre.

YouTube: Canal Mercúrio Cultural.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X